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A comunicação pública no século XXI: epistemologias educomunicativas nas redes sociais digitais

Caetano, Liliane Moiteiro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-07-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A comunicação pública no século XXI: epistemologias educomunicativas nas redes sociais digitais
  • Autor: Caetano, Liliane Moiteiro
  • Orientador: Nobre, Heloiza Helena Matos e
  • Assuntos: Mulheres E Trabalho; Comunicação; Comunicação Pública; Conversações; Redes Sociais Digitais; Internet; Políticas Públicas Em Educação; Epistemologias Educomunicativas; Public Communication; Public Policies In Education; Communication; Educommunication Epistemologies; Digital Social Networks; Conversations; Women And Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Descrição: O presente trabalho de pesquisa propôs-se, ao final do doutorado, uma pesquisa-ação-participante, objetivando a constituição de ítens metodológicos para pesquisas empíricas em deliberação online, nos grupos de redes sociais digitais. Inicialmente o objetivo era desenvolver um aplicativo que possibilitasse a coleta de dados online, para que perfis participantes de grupos de redes sociais digitais pudessem deliberar sobre temas de políticas públicas, notadamente na área educacional. Durante o trabalho de pesquisa, os cenários políticos e econômicos indicaram mudanças sociais que refletiram nas possibilidades de coletas dos dados. Algumas noções sobre liberdade de expressão, censura, autocensura e novas epistemologias, aqui denominadas educomunicativas, guiaram as decisões sobre observação das conversações digitais e o resultado para a elaboração de políticas públicas. Concluímos com a indicação de formatos para design de ferramentas online para deliberação pública nas redes sociais digitais, e observamos que esses espaços não aumentam ou diminuem a democracia, mas somente são um recurso a mais para aquelas pessoas que acreditam na importância da participação cívica e política.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-03122018-151222
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-07-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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