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A dissertação nos livros didáticos de língua portuguesa de 1980-1990: uma presença constante

Mitsunari, Nathália Akemi Sato

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A dissertação nos livros didáticos de língua portuguesa de 1980-1990: uma presença constante
  • Autor: Mitsunari, Nathália Akemi Sato
  • Orientador: Campos, Maria Inês Batista
  • Assuntos: Pesquisa Documental; Discurso Alheio; Dissertação; Livros Didáticos; Linguística Aplicada; Alien Speech; Documentary Research; Dissertation; Applied Linguistics; School Textbooks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O livro didático de língua portuguesa é um símbolo do cotidiano escolar de várias gerações, influenciado por renovações no discurso acadêmico e adaptado a diferentes programas oficiais e tecnologias. É, desse modo, uma importante fonte de recuperação da memória cultural e, enquanto vetor da língua, da cultura e dos valores das classes dirigentes, um importante instrumento político. O objetivo deste trabalho é analisar as formas de apresentação da dissertação, gênero escolar, em duas coleções didáticas de língua portuguesa de 2° grau do início da redemocratização brasileira: Fundamentos de Língua e Literatura (MARTOS; MESQUITA, 1987) e Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 1990). No período entre o final da ditadura militar e o início da redemocratização, a aula de língua portuguesa era tida por alguns linguistas aplicados como um espaço de promoção da transformação social, e a produção de texto, um elemento didático em prol da cidadania. Com base nas redações dos vestibulandos, foram desenvolvidas diversas teorias que convocavam o aluno a tomar um posicionamento diante de questões sociais em sua escrita, em uma tentativa de se vencer as práticas e as concepções autoritárias. À luz dos conceitos de enunciado concreto (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) e de discurso alheio (BAKHTIN, 2015; VOLÓCHINOV, 2017) e do modelo ideológico de letramento (STREET, 2014), busca-se uma análise que explicite as consequências da relação entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional na materialidade linguística dessas coleções. Para tanto, os objetivos específicos são: (i) descrever e analisar as formas composicionais, os estilos e os temas das seções dedicadas à dissertação, enunciados concretos; (ii) reconhecer como o discurso alheio é apresentado nessas seções; (iii) interpretar, à luz do modelo ideológico de letramento, com quais efeitos de sentido para o aluno esses discursos alheios são reconstruídos e ressignificados no ensino da dissertação. Em Fundamentos de Língua e Literatura (MARTOS; MESQUITA, 1987), parte-se da literatura e, na gramática e na redação, tem-se categorizações que visam articular pensamento, língua e mundo em uma única relação termo a termo, cujo domínio é sinônimo de escrever bem e pensar bem. O intuito da dissertação é estritamente disciplinar. Já em Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 1990), a (re)apresentação dos conceitos de argumentação e de parágrafo como objetos de ensino e as propostas de pesquisa e debate revelam a preocupação em se fazer com que o aluno assuma posicionamentos nas produções de texto dissertativo. A inferência de transparência e objetividade nas seções de redação de ambas as coleções indicam, no entanto, que, apesar de tematicamente, haver significativas mudanças, a concepção de língua(gem) que subjaz à escolha e à organização dos objetos de ensino da dissertação privilegia uma atitude grafocêntrica que hierarquiza os estudantes. A dissertação, desse modo, é (re)apresentada como um objeto de distinção (BOURDIEU, 1979), como em décadas anteriores.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-03082020-204747
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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