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Aspectos linguísticos, comunicativos e cognitivos das metáforas terminológicas: uma análise baseada em um corpus da Genética Molecular

Oliveira, Luciana Pissolato De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2011-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aspectos linguísticos, comunicativos e cognitivos das metáforas terminológicas: uma análise baseada em um corpus da Genética Molecular
  • Autor: Oliveira, Luciana Pissolato De
  • Orientador: Alves, Ieda Maria
  • Assuntos: Denominação; Gênero Textual; Genética Molecular; Metáfora; Terminologia; Terminology; Naming; Molecular Genetics; Metaphor; Textual Genre
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Exemplar Revisado
  • Descrição: O presente trabalho, que se insere no âmbito da Terminologia, visa analisar as formações terminológicas metafóricas da Genética Molecular, nossa área-objeto de pesquisa. Tal investigação justifica-se devido à recorrência de tais formações em diversas áreas do conhecimento, revelando ser a metáfora um recurso frutífero nas conceptualizações e nas denominações de uma área de especialidade o que vem a contestar a tradição terminológica, que postulava ser a metáfora uma figura de linguagem, estritamente estilística, portanto, e, por isso, incompatível com o rigor e precisão que caracterizam as linguagens de especialidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa, elaboramos um corpus composto por textos de diferentes graus de especialização altamente especializados, especializados didáticos e de divulgação científica , a fim de identificar, constrastivamente, as funções desempenhadas pelas metáforas nos diferentes veículos e para diferentes públicos-alvo. Observamos que o grau de especialização de um texto determina a natureza de suas metáforas terminológicas: nos discursos altamente especializados, notamos que tais recursos são inerentemente cognitivos, posto que atuam no processo de elaboração de um novo conceito, por meio da percepção de similaridades entre o novo referente e um referente familiar, facilitando a compreensão de um cientista diante da nova realidade fenomenológica que se impõe; os textos especializados didáticos apoiam-se igualmente em metáforas na elaboração de seu discurso, porém, estas cumprem a função de traduzir uma terminologia (por vezes) extremamente formalizada ao olhar de um especialista em vias de formação (caso de um aluno de graduação, por exemplo); finalmente, os textos de divulgação científica abusam das metáforas estilísticas na difusão de temas científicos ao grande público normalmente constituído por leigos , atrelando o familiar ao desconhecido, conseguem transpor o mundo, muitas vezes inacessível, a uma grande quantidade de leitores. Tais aspectos observados revelaram, ainda, diferentes motivações para a formação dessas metáforas. As de especialidade amparamse, sobretudo, em domínios-fonte constituídos por outros domínios do conhecimento, como a Astronomia, a Informática, a Geografia além de apoiar-se em domínios cotidianos, o que constitui a base do pensamento metafórico. Aquelas que ocorrem em textos divulgativos, devido à proximidade com o público geral, além de refletirem as metáforas de especialidade, amparam-se, mormente, em domínios amplamente familiares, como o dos Esportes, o das Artes e o da Culinária.
  • DOI: 10.11606/T.8.2011.tde-03052012-165459
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2011-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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