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Do local para o global: a influência da comunicação organizacional e da cultura nacional no processo de internacionalização de multinacionais brasileiras

Videira, Denise Pragana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-10-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Do local para o global: a influência da comunicação organizacional e da cultura nacional no processo de internacionalização de multinacionais brasileiras
  • Autor: Videira, Denise Pragana
  • Orientador: Farias, Luiz Alberto Beserra de
  • Assuntos: Relações Públicas; Internacionalização; Interculturalidade; Gestão À Brasileira; Comunicação Organizacional; Interculturality; Internationalization; Organizational Communication; Public Relations; Brazilian Management
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação tem como propósito conhecer os impactos da cultura brasileira e dos processos de comunicação organizacional na trajetória de internacionalização das multinacionais brasileiras. O objetivo foi entender se o estilo brasileiro de administrar e os processos de comunicação organizacional adotados influenciam de forma positiva (lado sol) ou negativa (lado sombra) o posicionamento dessas empresas como players globais, numa arena de competição internacional em que as empresas brasileiras são consideradas entrantes tardias. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para investigar se o estilo brasileiro de administrar e os processos de comunicação organizacional conduzem as multinacionais a manterem um posicionamento local/doméstico ou se já evoluíram para um modelo de gestão global. Como recorte desta análise, foram avaliadas cinco organizações de destacada atuação entre as multinacionais brasileiras: Braskem, Embraer, Gerdau, Itaú-Unibanco e Vale. O estudo revelou que os processos comunicacionais e o estilo brasileiro de administrar exercem influência positiva para a internacionalização das empresas pesquisadas. Para tanto, a condição ideal baseia-se em um modelo de gestão forte, característica positiva do traço cultural \'concentração do poder\', aliada à alta \'capacidade relacional\' do brasileiro, capaz de construir as pontes necessárias para a quebra das barreiras culturais entre as várias culturas de país, facilitando a coesão interna e a eficácia dos negócios internacionais. Atuar de acordo com o paradigma de gestão comportamental estratégica nos processos de comunicação é o caminho mais efetivo para influenciar as estratégias das multinacionais brasileiras na obtenção de resultados positivos em diferentes contextos internacionais. Como contribuição acadêmica, este estudo deu origem a um esquema conceitual que pode ajudar a ampliar as pesquisas sobre o tema e/ou servir como referencial teórico sobre como impactam os traços culturais brasileiros e os processos de comunicação na trajetória de internacionalização das multinacionais brasileiras.
  • DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-03022017-155036
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-10-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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