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Inteligência emocional e controle das emoções: contribuições a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Valente Neto, Alberto Borges
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2022-07-22
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Título:
Inteligência emocional e controle das emoções: contribuições a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Autor:
Valente Neto, Alberto Borges
Orientador:
Silva, Pedro Fernando da
Assuntos:
Teoria Crítica
;
Dominação
;
Emoções
;
Razão
;
Inteligência Emocional
;
Reason
;
Emotions
;
Emotional Intelligence
;
Domination
;
Critical Theory
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Presente em todas as esferas da vida humana, as emoções e sentimentos são motivos de estudos constantes para a compreensão das múltiplas interações entre as pessoas, sejam as geradas por outras pessoas e pelo próprio contexto, sejam as geradas a partir de causas internas do próprio sujeito. Esse interesse pelas emoções e sentimentos vêm sendo manifestado de forma cada vez mais intensa no cenário social, apresentando-se em formato de treinamentos, protocolos e instrumentos visando ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A presente pesquisa busca compreender mais adequadamente esse fenômeno que se faz cada vez mais presente na conjuntura social, por meio de um estudo teórico sobre documentos relevantes na conceituação daquilo que vem sendo denominado como Inteligência Emocional e também sobre as habilidades socioemocionais. O presente estudo possui como objetivo compreender em que medida o conceito de Inteligência Emocional, principalmente a conceituação realizada por Goleman, se apresenta como uma forma de dominação ou controle das emoções, manifestando-se como uma tecnologia que pretende desenvolver habilidades específicas para que as pessoas entrem em contato com suas emoções por meio de categorias fixadas e préformatadas. Para este estudo, utilizou-se, principalmente, a contribuição dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, reconhecidamente a primeira geração da Escola de Frankfurt, como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Para a leitura dos materiais que versam sobre a Inteligência Emocional e as habilidades socioemocionais, foram utilizados pares dialéticos fundamentados pela Teoria Crítica da Sociedade, sendo três pares: Formação e Pseudoformação; Experiência e Vivência e Abertura para o Pensamento Reflexivo e Encerramento do Pensamento em Estereótipos. O principal material utilizado na presente pesquisa para a compreensão da conceituação da Inteligência Emocional é fornecido por Goleman, com seu livro Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, sendo um conteúdo de grande divulgação e que se apresenta como base para a conceituação de outros documentos também abordados na pesquisa. Outro material relevante para a compreensão do interesse nos treinamentos de habilidades sociais é o confeccionado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico intitulado Habilidades para o progresso social: O poder das habilidades sociais e emocionais. Como resultado, a análise revelou o quanto os materiais abordados fomentam práticas que fortalecem a heteronomia dos sujeitos, com a conceituação de Inteligência Emocional realizada por Goleman se manifestando como uma tecnologia de controle das emoções, ao subordinar as emoções à uma racionalidade tecnológica presente em uma sociedade que privilegia a produtividade e o desempenho para atividades consideradas socialmente úteis, contribuindo, assim, para o ajustamento das pessoas à realidade de forma acrítica
DOI:
10.11606/D.47.2022.tde-03102022-102935
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2022-07-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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