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Flexão de tempo verbal no passado no desenvolvimento normal e nas alterações específicas de linguagem

Monteiro, Telma Iacovino

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2010-09-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Flexão de tempo verbal no passado no desenvolvimento normal e nas alterações específicas de linguagem
  • Autor: Monteiro, Telma Iacovino
  • Orientador: Lopes, Debora Maria Befi
  • Assuntos: Desenvolvimento Da Linguagem; Fonoaudiologia; Linguagem Infantil; Child Language; Language Development; Speech Language And Hearing Sciences
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: A aquisição da flexão de tempo verbal é um processo gradual, realizado inicialmente sem conhecimento de significado e regra que diferencia as formas. A dificuldade gramatical é uma das marcas mais características de muitas crianças com Alterações Específicas de Linguagem - AEL, o que inclui alterações como omissão da flexão de verbos. Objetivos: verificar a habilidade gramatical de flexão de tempo verbal no passado em crianças em Desenvolvimento Normal de Linguagem - DNL e em com AEL. Método: Foram sujeitos 30 crianças em desenvolvimento normal de linguagem - DNL e 30 crianças diagnosticadas com AEL, com idades entre quatro a seis anos em ambos os grupos. Para avaliar o uso dos verbos no passado, foi desenvolvido um teste composto por 30 verbos regulares e irregulares. A análise das respostas considerou os acertos, as substituições, as generalizações e as respostas incorretas. Resultados: As crianças de quatro anos em DNL tiveram desempenho inferior às crianças de cinco e seis anos para acertos e a pontuação total. Não houve diferença entre a quantidade de substituição em função da idade. Aos quatro anos observamse mais erros de modificação do tempo verbal. Os erros de generalização de regra não diferiram entre os grupos etários. Aos quatro anos as crianças acertaram mais verbos regulares do que irregulares. Para os sujeitos com AEL das diferentes idades não houve diferença para nenhum tipo de categoria de respostas. A comparação dos sujeitos em DNL e com AEL mostrou que os sujeitos em DNL apresentaram mais acertos, menor quantidade de erros e maior pontuação total do que o grupo com AEL. Houve diferença entre os grupos para todas as categorias, exceto para verbos regulares. O grupo com AEL mostrou maior número de sujeitos que apresentaram mais de uma ocorrência de substituição de verbo irregular por verbo regular do que os sujeitos em DNL. Os erros de generalização não foram diferentes para os grupos de sujeitos em DNL e com AEL. Conclusão: Os sujeitos de quatro anos em DNL tiveram desempenho inferior aos demais, pois ainda estão aprimorando o uso de verbos em suas produções. Nesta idade observamos erros de modificação do tempo verbal. Aos cinco e seis anos as crianças já dominam a habilidade de flexão do verbo no passado e não se diferenciam. As crianças com AEL não apresentam evolução com o aumento da idade e mostram desempenho inferior aos sujeitos em DNL. Assim como para os sujeitos em DNL de quatro anos, o grupo com AEL mostrou maior quantidade de acertos para verbos regulares
  • DOI: 10.11606/D.5.2010.tde-03112010-155915
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2010-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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