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Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar

Macedo, Jaqueline Queiroz De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2015-06-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
  • Autor: Macedo, Jaqueline Queiroz De
  • Orientador: Luis, Margarita Antonia Villar
  • Assuntos: Drogas; Prevenção; Metodologia Participativa; Escola; Educação; Education; Participatory Methodology; Drugs; Prevention; School
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Diante do fenômeno de consumo de drogas por crianças e adolescentes, ações de prevenção em escolas têm sido objeto de diversos estudos e programas com o intuito de descobrir estratégias viáveis para sua aplicação. A proximidade e convivência do professor com os estudantes implicam na sua consideração como responsável por essas abordagens ao tema drogas na escola, o que vem ocorrendo através de ações pontuais, em que o tema é tratado com superficialidade. Em face desta realidade, este estudo objetiva compreender e explicar os elementos que atuam nas concepções dos educadores e influenciam na prevenção ao uso de drogas na escola. Inserida no paradigma crítico, realizamos uma pesquisa com metodologia qualitativa, tendo como participantes 17 educadores de instituição escolar pública. Coletamos as informações a partir da: inserção na escola, mediante observação participante e registro em diário de campo; entrevistas semiestruturadas audiogravadas; e discussões em grupo focal com base na metodologia de solução de problemas, a partir de caso fictício. No processo de análise, utilizamos a modalidade temática, para análise segundo o paradigma humanista aliado à promoção da saúde. Durante toda a pesquisa, seguimos os requisitos éticos para pesquisa com seres humanos, tendo atenção especial à confidencialidade. Expomos os resultados em cinco categorias dispostas em três grandes temas que apresentam os níveis de conscientização do educador acerca da presença de drogas na escola e de sua prevenção. O primeiro tema, \"Realidade vivenciada conduz à descrença\" aborda o estado de intransitividade da consciência, típico da situação de imersão no contexto e adaptação pelo educador se perceber incapaz de mudar a realidade. O segundo tema, \"Justificativas para o não envolvimento\", refere-se à fase seguinte da tomada de consciência, na qual o educador assume uma percepção ingênua acerca das causas que justificam o envolvimento de alunos com drogas. E, o terceiro tema, \"Possibilidades de prevenção dos alunos revela esperança\", aborda acerca do estado de consciência crítica. Existe um processo de transferência de responsabilidade do problema, seja este o aluno-problema ou o problema de realizar as ações de prevenção ao uso de drogas. Desse modo, concluímos que as ações de prevenção ao uso de drogas estão vinculadas a como o educador e o aluno se percebem nessa relação: como objetos, existe entre ambos uma situação de opressão que inviabiliza a efetividade das ações; todavia, enquanto sujeitos, a relação entre educador e aluno possibilita o diálogo e o respeito necessários à prática da prevenção, permitindo o desenvolvimento da autonomia crítica
  • DOI: 10.11606/T.22.2015.tde-04092015-155115
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015-06-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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