skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

iCOMB: estudo e reprojeto participativo para redefinição de um sistema para ensino-aprendizagem de combinatória

Silva, Márcia Roberta Dos Santos Pires Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2015-11-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    iCOMB: estudo e reprojeto participativo para redefinição de um sistema para ensino-aprendizagem de combinatória
  • Autor: Silva, Márcia Roberta Dos Santos Pires Da
  • Orientador: Brandao, Leonidas de Oliveira
  • Assuntos: Análise Combinatória; Usabilidade; Sistemas Web; Moodle; Módulo De Aprendizagem Interativa; Itarefa; Ima; Html5; Ensino De Combinatória; Design De Interação; Ensino A Distância; Usability; Combinatorics Learning; Counting Techniques; Distance Learning; Interactive Learning Modules; Interaction Design; Ilm; Iassign; Web Systems
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os atuais avanços na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão mudando a Educação, com a disponibilização de sistemas educativos para apoiar as atividades no processo de ensino e de aprendizagem. Embora o tópico de combinatória seja relevante para o ensino médio e para os cursos de Ciências Exatas, este tópico tem sido desconsiderado nos avanços da Informática na Educação, principalmente ao se considerar o uso de ambientes de aprendizagem via Web. Atualmente, o iComb é, no melhor de nosso conhecimento, o único sistema Web integrável a tais ambientes. Ele é um Módulo de Aprendizagem Interativa (iMA) integrável ao Sistema Gerenciador de Cursos (SGC) Moodle, por meio do plugin iTarefa. O iComb oferece atividades de autoria de exercícios, bem como, sua avaliação automática. No entanto, considerando sua usabilidade, foram detectados alguns problemas na interface. O foco deste trabalho está relacionado ao reprojeto do sistema iComb e seu impacto na aprendizagem de combinatória. Para a reconstrução do iComb adotou-se o método de design de interação, buscando-se a participação efetiva de usuários finais do sistema, em todas as atividades desse processo, com (i) sessões de teste de usabilidade utilizando a versão Java do iComb para identificar problemas e guiar o redesenho do sistema, e (ii) prototipagem e avaliação da interface do sistema redesenhado. Esse processo permitiu implementar uma nova versão do iComb utilizando tecnologias associadas ao HTML5, que será brevemente disponibilizado como software livre.
  • DOI: 10.11606/D.45.2016.tde-05042016-155031
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2015-11-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.