skip to main content

A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.

Azambuja, Marcos Jolbert Cáceres

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2013-12-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
  • Autor: Azambuja, Marcos Jolbert Cáceres
  • Orientador: Grimoni, José Aquiles Baesso
  • Assuntos: Ambiente Virtual De Aprendizagem; Iptv; Qoe; Ensino De Engenharia; Qos; Educação Do Futuro; Educação A Distância; Design Participativo; Design Centrado No Usuário; Blended Learning; Mooc; User Centered Design; Virtual Learning Environment; Participatory Design; Future Education; Engineering Teaching; Distance Learning; Webtv
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV.
  • DOI: 10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2013-12-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.