skip to main content

Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.

Díaz Jurado, José Mauricio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2006-05-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
  • Autor: Díaz Jurado, José Mauricio
  • Orientador: Alves, Marcelo Augusto Leal
  • Assuntos: Avaliação Do Ensino; Qualidade No Ensino; Quality Function Deployment; Evaluation Of The Education; Quality In The Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Engenharia Mecânica de Projeto de Fabricação
  • Descrição: O presente trabalho propõe desenvolver um programa metodológico de avaliação e melhoria contínua na qualidade da pós-graduação acadêmica no curso de engenharia mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Como caso específico do ensino superior, visando fornecer subsídios para o planejamento do mesmo, a metodologia proposta é baseada numa adaptação do uso do Quality Function Deployment (QFD) – ferramenta de processos e serviços – ao ensino. Pretende também obter valores quantitativos de satisfação, importância e desempenhos (esperados e relativos) para cada processo, e para cada requerimento do cliente. Isso permitirá demonstrar onde o programa estará agindo de forma correta ou onde é preciso melhorar, e quão longe ou perto das metas ele está. A metodologia adaptada ao ensino demonstrará a eficácia da ferramenta para outras classes de serviços, assim paralelamente o ensino será favorecido com mais um modelo eficiente de avaliação e planejamento. Os resultados obtidos na pesquisa dão opção a um retorno , direcionando o planejamento da metodologia de maneira flexível às modificações próprias do ambiente (necessidades dos clientes), sem perder de vista a contínua melhoria e visando satisfazer os requisitos do presente. O trabalho demonstrou a aplicabilidade de uma das ferramentas da engenharia em benefício dela e o ensino em geral, assim como também avaliou os desempenhos atuais e esperados da pós-graduação (PG) em engenharia mecânica da EPUSP; mostrando quais elementos do programa de PG poderiam ser classificados em bons ou deficientes, e saber se os esforços e os recursos direcionados a eles estão sendo bem aproveitados.
  • DOI: 10.11606/D.3.2006.tde-05092006-131838
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2006-05-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.