skip to main content

A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.

Kissimoto, Kumiko Oshio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2011-02-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
  • Autor: Kissimoto, Kumiko Oshio
  • Orientador: Laurindo, Fernando José Barbin
  • Assuntos: Internet; Personalização; Tecnologia Da Informação; Information Technology; Internet; Personalization
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Proframa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: A internet introduziu uma nova economia a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.
  • DOI: 10.11606/D.3.2011.tde-06042011-132054
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2011-02-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.