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Pensar o ensino médio como uma questão educacional

Leite, Sandra Regina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-09

Acesso online

  • Título:
    Pensar o ensino médio como uma questão educacional
  • Autor: Leite, Sandra Regina
  • Orientador: Carvalho, José Sergio Fonseca de
  • Assuntos: Educação; Estudo; Escola; Ensino Médio; Emancipação Intelectual; Education; High School; Intellectual Emancipation; School; Study
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo tem por objetivo analisar, do ponto de vista da filosofia da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), estabelecidas pela Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, no contexto da Lei 13.415, de 2017, que trata da Reforma do Ensino Médio. A análise vincula-se a uma investigação que visa a apresentar como tais discursos, presentes nesses documentos, concebem essa etapa de formação o Ensino Médio a partir de algumas questões pertinentes, a saber: qual o fundamento das propostas presentes nos discursos educacionais para esta fase da Educação Básica? Quais os compromissos tácitos que nelas se apresentam, isto é, os pressupostos não explicitados? Ou ainda, como tais documentos enquanto um discurso educacional concebem a educação, a escola e a formação dos estudantes secundaristas? Emdiálogo com o pensamento de Hannah Arendt,JacquesRancière, Masschelein & Simons, Biesta e José Sérgio Fonseca de Carvalho, intentamos refletir tais questões. Partimos de uma hipótese analítica em que o discurso educacional que advém dos diplomas legais no contexto da Reformado Ensino Médio tende a vincular o Ensino Médio com a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Com isso, desloca-se a vida para o centro da atividade educativa. Não se trata maisda formação de um alguém que se responsabilizará pelo mundo e seu legado de realizações simbólicas, uma vez que esta fase da educação parece reduzir a formação escolar em aprendizagem de competências e habilidades para o mercado de trabalho. Este estudo apresentauma compreensão de escola e estudante que advoga em prol de uma educação que sustente o compromisso com a formação como o cultivo da responsabilidade por um mundo comum. Paraisso, considera que um currículo escolar na Educação Básica deva ser pensado como possibilidade de favorecer a formação de um alguém que possa vir a assumir a responsabilidadepelo cuidado e renovação do mundo, ao invés de somente ser voltado para que forneça instrumentos para a construção de um trabalhador. Nesta perspectiva, apresenta dois temas relevantes para pensar a dimensão formativa da educação no Ensino Médio: a emancipação intelectual e o estudo como forma de relacionar-se com o mundo. Estes temas configuram-se como questões educacionais relevantes ao pensar o Ensino Médio como uma questão educacional.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-06062023-094133
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-03-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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