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Filme de cinema - uma noção sganzerliana

Fonseca, Daniel Felipe Espinola Lima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-10-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Filme de cinema - uma noção sganzerliana
  • Autor: Fonseca, Daniel Felipe Espinola Lima
  • Orientador: Machado, Irene de Araujo
  • Assuntos: Cinema Brasileiro; Crítica Cinematográfica; Rogério Sganzerla; Brazilian Cinema; Film Critic
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O estudo pesquisa a noção de cinema do crítico e realizador brasileiro Rogério Sganzerla (1946-2004). Para tanto, parte de seus textos publicados na imprensa, que começaram a ser escritos em meados dos anos 1960, até chegar aos filmes que realizou. Já no começo de sua carreira jornalística, Sganzerla escrevia textos que transcendiam a análise fílmica, buscava perceber tendências criativas e procurava compreender o que diferencia a arte cinematográfica das demais. Os anos 60, para ele, viviam num impasse: uma vertente buscava aproximar o cinema da \"arte\", e era de veia mais literária, introspectiva, intelectual; outra não se pretendia tão profunda, e encarava o cinema como uma arte provisória, que investiga as superfícies. Após a resolução desse impasse, ou seja, através da análise do diálogo entre o cineasta/crítico e a história do cinema (até chegar ao que lhe era contemporâneo), tentamos investigar as seguintes lacunas: 1) como um diretor e crítico que defende um cinema com linguagem própria consegue aglutinar outras linguagens em seus filmes? E 2) como funciona a presença do Brasil nos filmes de um diretor que se opõe à ideia de um cinema sociológico.
  • DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-07032017-123549
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-10-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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