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Habitar o ofício: tempo livre, responsabilidade e autonomia no contexto da escola pública

Moreira, Thiago Miranda Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-08-27

Acesso online

  • Título:
    Habitar o ofício: tempo livre, responsabilidade e autonomia no contexto da escola pública
  • Autor: Moreira, Thiago Miranda Dos Santos
  • Orientador: Carvalho, José Sergio Fonseca de
  • Assuntos: Autonomia Da Escola; Responsabilidade Docente; Hannah Arendt; Filosofia Da Educação; Escola Pública; Public School; Education Philosophy; School Autonomy; Teacher Responsibility
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação constitui-se como um exercício de pensamento sobre o papel da responsabilidade docente, tal como concebida por Hannah Arendt, no contexto da escola pública. Embora não seja uma pensadora da educação, Arendt a compreende como uma das atividades fundamentais das sociedades humanas, relacionada ao fato de que as crianças nascem não apenas para a vida, mas para o mundo. A chegada de novos seres em um mundo velho, nos coloca diante da questão elementar a respeito de como iniciá-los em um conjunto de normas, símbolos, artefatos, linguagens e culturas. Para a autora, educar as novas gerações, implica, portanto, uma dupla responsabilidade: pelas crianças e pelo mundo comum, que deve continuar sendo um lar adequado para estes recém-chegados. Neste trabalho, procura-se intercalar a narrativa de cenas do cotidiano escolar e a análise teórica para pensar sobre as condições institucionais podem dificultar ou favorecer a emergência de uma ética da responsabilidade docente. Com o fito de dar materialidade aos conceitos, parte-se das experiências vividas como docente em uma escola pública na cidade de São Paulo, que tomam a forma de histórias que ilustram as discussões em foco. Assim, a narrativa de uma cena ou de um acontecimento é articulada à análise conceitual, em um movimento argumentativo que se repete nos três capítulos da dissertação. No primeiro, apresenta-se o conceito de educação e seu sentido público como fundamento do ofício docente, bem como a relação entre a materialidade da escola e o princípio da skholé, de Jacques Rancière. O capítulo seguinte apresenta uma análise mais detida sobre o conceito de responsabilidade na obra da Arendt para refletir a respeito do significado político de sua renúncia por aqueles que fazem da docência uma profissão. Por último, procura- se articular as discussões apresentadas nos dois primeiros capítulos por meio do conceito de autonomia da escola, de José Mário Pires Azanha, buscando encontrar modos possíveis de se habitar o ofício de professor, assumindo a responsabilidade que dá sentido à educação na concretude de uma escola no presente.
  • DOI: 10.11606/D.48.2020.tde-07122020-124337
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-08-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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