skip to main content

Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo nas escolas públicas municipais de São Paulo

Dall'Onder, Adriana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2018-02-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo nas escolas públicas municipais de São Paulo
  • Autor: Dall'Onder, Adriana
  • Orientador: Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
  • Assuntos: Currículo Escolar; Sustentabilidade; Resíduos Sólidos Urbanos; Gestão Escolar; Espaço Físico Escolar; School Curriculum; School Space; Solid Waste; Sustainability; School Management
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi entender as diferentes matrizes da educação ambiental presentes nos espaços escolares de duas escolas municipais de São Paulo, a partir da problemática dos resíduos sólidos. A pesquisa foi qualitativa, com objetivo exploratório, por meio de um estudo de caso. Projetos Político-Pedagógicos, Planos de Ensino e Livros Didáticos de Ciências utilizados nas duas escolas municipais da cidade de São Paulo foram fontes secundárias investigadas. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com membros da comunidade escolar. A partir da discussão e práticas em torno dos resíduos sólidos urbanos, a investigação revelou que apenas alguns traços da abordagem crítica da educação ambiental foram apresentados nos espaços escolares investigados. Os resultados apontaram que nas práticas da educação ambiental e resíduos sólidos nas duas escolas municipais analisadas predominam abordagens pragmáticas. É enfatizado o caráter antropocêntrico da relação sociedade e meio ambiente, sem uma reflexão crítica da origem dos problemas socioambientais e suas possíveis alternativas de resolução. Reduz-se a problemática da produção, consumo e descarte de resíduos a práticas de separação para coleta seletiva, mas não quanto à crítica sobre o que se produz e consome, porque, como e a que custos socioambientais
  • DOI: 10.11606/D.100.2018.tde-09042018-095938
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2018-02-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.