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A experiência dos usuários com o diagnóstico e o tratamento da infecção por HIV em dois serviços do SUS da região metropolitana do estado da Bahia

Andrade, Renata Tannous Sobral De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2020-11-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A experiência dos usuários com o diagnóstico e o tratamento da infecção por HIV em dois serviços do SUS da região metropolitana do estado da Bahia
  • Autor: Andrade, Renata Tannous Sobral De
  • Orientador: Nemes, Maria Ines Baptistella
  • Assuntos: Avaliação Da Assistência À Saúde; Preferência Do Paciente; Melhoria Da Qualidade; Hiv; Avaliação Dos Serviços De Saúde; Satisfação Do Paciente; Health Care Assessment; Evaluation Of Health Services; Patient Preference; Patient Satisfaction; Quality Improvement
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A boa qualidade da assistência prestada pelos serviços de saúde para pessoas que vivem com HIV está relacionada aos resultados clínicos individuais do tratamento e ao impacto na transmissão do HIV na sociedade. A qualidade é definida por três atributos principais: efetividade, segurança e centralidade nas necessidades e preferências do paciente. A experiência do usuário dos serviços de saúde é um dos principais componentes do atributo de centralidade. O programa brasileiro de HIV/Aids conta com ferramentas que monitoram os resultados clínicos do tratamento. Tem também estimulado inquéritos sobre a dimensão organizacional dos serviços de tratamento. Estas ferramentas, ao lado de diversos tipos de estudos da dimensão técnica da assistência, vêm permitido avaliações que fornecem subsídios para as políticas de melhoria da qualidade. O programa, não conta, porém, com ferramentas para avaliar a experiência dos usuários uma vez que são ainda incipientes os estudos sobre este atributo da qualidade no Brasil. Este estudo se insere na linha de pesquisa Qualiaids que, desde 1998, vem desenvolvendo estudos de avalição dos serviços que tratam pessoas com HIV em colaboração com o programa brasileiro de HIV/Aids. Representa da primeira etapa exploratória do desenvolvimento de um sublinha de avaliação dos serviços do ponto de vista da experiência dos usuários. Esse estudo tem como objetivo analisar a experiencia dos usuários nos serviços especializados no cuidado ao HIV. Estudo qualitativo exploratório que utilizou entrevistas semiestruturadas. O roteiro de entrevista contemplou as etapas do modelo do contínuo do cuidado em HIV desde o diagnóstico até a supressão viral e os aspectos da qualidade valorizados pelos usuários. Os sujeitos da pesquisa foram adultos vinculados aos serviços há pelo menos seis meses. As entrevistas seguiram as normas éticas da pesquisa em saúde e foram realizadas após consentimento. As entrevistas, gravadas e transcritas ipsis litteris foram analisadas segundo a análise de conteúdo. O roteiro permitiu que os entrevistados relatassem sua experiência nos serviços de saúde ao longo de todas as etapas do contínuo do cuidado. Desde o momento do diagnóstico e vinculação ao serviço e a convivência com o tratamento até o momento atual, valorizam o acesso ao tratamento e aos exames laboratoriais específicos, a comunicação, bom trato e atualização técnica dos profissionais. Salientam o primeiro acolhimento no serviço atual como central para o seguimento do tratamento assim como a não discriminação e a confidencialidade ao longo de todo o tratamento. A forte valorização destes aspectos revela a vivência do estigma na expectativa constante que portam sobre a discriminação por parte dos \"outros\" serviços de saúde, nos quais, quando vão, não revelam sua condição. Têm grande apreço pelos médicos e demais profissionais que os acompanham e reputam positivamente ambos os serviços. Têm, entretanto, opiniões claras acerca de problemas em ambos os serviços, mais frequentes no serviço 2, no qual chama a atenção a restrição de horas-médico e horário de coleta de exames. Apontam características do serviço que sintetizam dois dos principais atributos da qualidade: o acesso ao tratamento efetivo e o cuidado centrado em suas necessidades. Mostram saber muito bem o que é a boa qualidade, contrariando a ideia ainda bastante difundida que desvaloriza a opinião do usuário pelo seu caráter subjetivo e tecnicamente incapaz
  • DOI: 10.11606/T.5.2020.tde-09062021-140814
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2020-11-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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