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Prevenção do excesso de peso infantil na atenção básica: construção e validação de um álbum seriado

Más, Mirna Ferré Fontão

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2015-12-15

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Prevenção do excesso de peso infantil na atenção básica: construção e validação de um álbum seriado
  • Autor: Más, Mirna Ferré Fontão
  • Orientador: Fujimori, Elizabeth
  • Materias: Prevenção Primária; Saúde Da Criança; Obesidade Pediátrica; Nutrição Da Criança; Enfermagem Primária; Enfermagem Em Saúde Pública; Sobrepeso; Tecnologia Educacional; Public Health Nursing; Primary Prevention; Primary Nursing; Child Health; Pediatric Obesity; Educational Technology; Child Nutrition; Weight Excess
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descripción: Introdução: O excesso de peso destaca-se como importante problema de saúde na atualidade e sua prevenção desde a primeira infância é essencial para a promoção da saúde da população. O uso de material didático e instrucional, como o álbum seriado, contribui para a prática do processo educativo em saúde na rotina dos serviços. Objetivo: Construir e validar um Álbum Seriado sobre prevenção do excesso de peso infantil na atenção básica. Método: Estudo descritivo que foca o desenvolvimento e a validação de um instrumento para intervenção educativa. Integra investigação mais ampla desenvolvida no município de Itupeva, Estado de São Paulo, aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e autorizada pela Diretoria de Saúde do município. Foi desenvolvida em três etapas: 1) Oficinas de escuta com mães e profissionais de saúde da atenção básica; 2) Construção do álbum seriado; 3) Validação do álbum seriado. Com base no referencial teórico da educação crítica, três oficinas com duração de 90 minutos cada, foram realizadas no período de abril a junho de 2015: duas com 10 mães e uma com 14 profissionais da atenção básica. As oficinas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os temas extraídos das oficinas, documentos técnicos do Ministério da Saúde e figuras disponíveis no banco de imagens da web foram utilizados na construção do Álbum Seriado. O Álbum Seriado foi validado por oito juízes, profissionais vinculados à Diretoria de Saúde e Educação do município, que avaliaram conteúdo e aparência mediante preenchimento de uma ficha de validação, durante discussão em grupo. Analisou-se a porcentagem de concordância dos juízes. Resultados: A construção do Álbum Seriado teve como base os temas extraídos das oficinas realizadas com mães e profissionais de saúde, porém para uma sequência lógica de apresentação, o material foi organizado de acordo com os temas reconhecimento do excesso de peso/obesidade, consequências para a saúde da criança e estratégias para prevenção e promoção da saúde infantil. O Álbum Seriado foi constituído por 27 folhetos com frente (figura) e verso (ficha-roteiro). Houve 99% de concordância dos juízes quanto ao tema proposto, 96% com relação à clareza/compreensão dos folhetos, 94% quanto à importância de cada uma das figuras para o álbum seriado e 47% quanto à necessidade de ajustes ou exclusão de folhetos. Melhorias na resolução e substituição de algumas figuras foram as principais sugestões para o ajuste do material apresentado para validação. Conclusões: A construção e validação do álbum seriado, com base na educação crítica, envolve os participantes, facilita o uso dessa tecnologia pelos profissionais de saúde no processo educativo na atenção básica e favorece a compreensão e incorporação de passos importantes para a prevenção do excesso de peso infantil, contribuindo para a promoção da saúde da criança.
  • DOI: 10.11606/D.7.2017.tde-10052017-104320
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Fecha de creación: 2015-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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