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Configuração de um programa de divulgação científica para educação ambiental: contribuições da Ciência da Informação.

Crivelente, Dimas Ramos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-03-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Configuração de um programa de divulgação científica para educação ambiental: contribuições da Ciência da Informação.
  • Autor: Crivelente, Dimas Ramos
  • Orientador: Fujino, Asa
  • Assuntos: Tecnologia; Divulgação; Educação; Informação Ambiental; Sustentabilidade; Technology; Sustainability; Information Environmental; Education; Disclosure
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
  • Descrição: A divulgação científica, em paralelo à atividade científica, é uma questão central no processo de desenvolvimento sócio, econômico e cultural do país. Estratégias inadequadas de divulgação comprometem não apenas o fluxo de comunicação entre os pesquisadores e potenciais usuários da informação científica, mas, principalmente, a sociedade, uma vez que contribuem para multiplicação de fake news e dificultam os processos de apropriação e consequente incorporação de novos conhecimentos pelos cidadãos. O estudo parte da hipótese de que a Ciência da Informação pode contribuir para melhor adequação dos programas de divulgação científica aos diferentes públicos a quem se destinam, de modo a propiciar que cidadãos tenham acesso à informação científica adequada, do ponto de vista da forma e conteúdo, e considerando canais de divulgação e comunicação mais apropriados. Trata-se de pesquisa exploratória fundamentada em referencial teórico sobre divulgação científica e complementada por análise de três programas institucionais de divulgação científica sobre meio ambiente disponíveis on-line. Resultados mostram os desafios a serem superados na elaboração de programas de divulgação científica para o público, considerando canais, estratégias, conteúdos e linguagem a fim de qualificar processos de mediação e facilitar a apropriação de informações ambientais, de modo a possibilitar maior interação entre as fontes e o público potencial.
  • DOI: 10.11606/D.27.2023.tde-10072023-101011
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-03-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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