skip to main content

Efeitos psicossociais do racismo e promoção de saúde: Cenas em escola de ensino médio em São Paulo

Reis, Nathália De Souza Machado Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2021-05-14

Acesso online

  • Título:
    Efeitos psicossociais do racismo e promoção de saúde: Cenas em escola de ensino médio em São Paulo
  • Autor: Reis, Nathália De Souza Machado Dos
  • Orientador: Silva, Luis Guilherme Galeão da
  • Assuntos: Adolescentes; Racismo; Psicossocial; Ensino Médio; Saúde Mental; High School; Mental Health; Psychosocial; Racism; Adolescents
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Essa dissertação tem como objetivo compreender os efeitos psicossociais do racismo a partir de cenas em escola pública de Ensino Médio em São Paulo. Trata-se de uma Pesquisa Ação Participante, qualitativa. Os materiais de pesquisa utilizados foram os diários de campo da pesquisadora, enquanto elaboração escrita das vivências na escola, principalmente dos encontros com o grupo de Iniciação Científica para o Ensino Médio entre julho de 2019 e novembro de 2020, entre encontros presenciais e virtuais. Esta pesquisa foi atravessada pelo cenário de crise sócio-político-sanitária da SARS-Cov2/COVID-19 no Brasil, intensificando as desigualdades socioeconômicas e aumentando a vulnerabilidade ao adoecimento. As cenas foram utilizadas como unidades de análise e a interseccionalidade como categoria analítica. As discussões apontaram para a disputa e a coexistência entre processos de desumanização e processos de afirmação e enfrentamento, tanto de forma coletiva, a partir de mediações de educadores, como em relatos de experiências singulares, revelando uma dinâmica psicossocial. Nos resultados apareceram diferentes modos do racismo se expressar, como via internet e em forma de brincadeiras no cotidiano escolar. Durante a pesquisa foi possível apreender como os(as/es) estudantes compreendiam os processos relacionados à saúde e construir conjuntamente reflexões e intervenções, expressando também a necessidade de maior integração entre serviços de saúde e escola
  • DOI: 10.11606/D.47.2021.tde-12072021-184006
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2021-05-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.