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Desigualdades educativas no acesso ao ensino superior: um estudo de caso sobre a democratização entre os campi da Unifesp

Costa, Taline De Lima E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2015-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desigualdades educativas no acesso ao ensino superior: um estudo de caso sobre a democratização entre os campi da Unifesp
  • Autor: Costa, Taline De Lima E
  • Orientador: Perosa, Graziela Serroni
  • Assuntos: Acesso À Universidade Pública; Democratização E Expansão Do Ensino Superior; Sociologia Da Educação; Desigualdades Educativas; Programa De Cotas; Access To Public University; Quota Program; Educational Inequalities; Democratization And Expansion Of Higher Education; Sociology Of Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação tem como objeto de estudo a democratização do ensino superior federal decorrente de programas governamentais que visaram à ampliação da oferta de vagas (expansão) e, por conseguinte, a diversificação do perfil do estudante de graduação (redução das desigualdades educativas). Para tanto, tomou-se como base o caso da Universidade Federal de São Paulo, por meio de: a) informações institucionais (história, infraestrutura); b) dados sociodemográficos dos estudantes coletados por meio de questionário aplicado com os ingressantes; c) bem como de entrevistas realizadas com discentes de dois dos cinco campi de expansão desta universidade. Como principais resultados obtidos constatou-se que uma democratização uniforme ou segregativa (identificada por meio dos dados de 2011) que mantem as desigualdades entre os grupos sociais está dando lugar a uma democratização equalizadora (identificada pelos dados de 2014) que reduz as desigualdades somente após a implantação da lei de cotas, mesmo que ainda parcialmente instalada, na Unifesp. Apesar de promissor, os dados das entrevistas e observações desvelam um panorama de conflitos entre os estudantes de grupos que historicamente foram segregados do ensino superior e a instituição universitária que fora erigida tendo em vista outro público estudantil
  • DOI: 10.11606/D.100.2016.tde-11122015-162241
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2015-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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