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Estudo do efeito da redução da rigidez dos pneumáticos sobre a estabilidade dos veículos
Leal, Alexandre Tiberio Joppert De Castro
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2009-02-18
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Título:
Estudo do efeito da redução da rigidez dos pneumáticos sobre a estabilidade dos veículos
Autor:
Leal, Alexandre Tiberio Joppert De Castro
Orientador:
Canale, Antonio Carlos
Assuntos:
Rigidez Lateral Dos Pneumáticos
;
Pneus
;
Dinâmica De Veículos
;
Comportamento Sub Esterçante
;
Pressão Dos Pneus
;
Comportamento Sobre Esterçante
;
Comportamento Dinâmico
;
Estabilidade Veicular
;
Rigidez Lateral Dos Pneumáticos
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho apresenta uma metodologia para caracterizar em regime quase-estático de forças,
o
comportamento dinâmico de um veículo de passageiros compacto, a fim de determinar sua condição de estabilidade, inerente aos parâmetros adotados durante
o
desenvolvimento de seu projeto, através de uma manobra normalizada. Apresenta e discute os dados obtidos através da medição das grandezas físicas que caracterizam este comportamento dinâmico e sua evolução, imposta pela variação de um dos parâmetros que influenciam seu equilíbrio, a rigidez lateral de um de seus pneumáticos através da variação de sua pressão, tanto no eixo dianteiro quanto ao eixo traseiro. Avalia esta evolução através da caracterização teórica de seu comportamento sub ou sobre-esterçante e a compara com os resultados obtidos subjetivamente pela avaliação da sensação do condutor, realizada por profissionais especializados da indústria automobilística. Finalmente busca uma conclusão, propondo
o
balanceando do comportamento dinâmico esperado para o veículo com sua resposta aos testes subjetivos, a fim de que o projeto de novos veículos possa apresentar características e condições de segurança que melhor se adéqüem a forma de dirigir do motorista comum.
DOI:
10.11606/D.18.2009.tde-13012011-114745
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2009-02-18
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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