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Compreensibilidade de livros-texto de contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica cloze

Andrade, Jesusmar Ximenes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2004-08-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Compreensibilidade de livros-texto de contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica cloze
  • Autor: Andrade, Jesusmar Ximenes
  • Orientador: Martins, Gilberto de Andrade
  • Assuntos: Understandability; Seleção; Readability; Livros; Ensino; Contabilidade; Books; Selection; Teaching; Understandability; Accounting
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O livro é um importante recurso mediador do processo ensino-aprendizagem e um necessário meio de realização dos objetivos do ensino. Não obstante a sua importância, pouca atenção tem sido dada para o critério sobre o qual a sua escolha é feita. Critérios como correção conceitual, ilustrações apropriadas e terminologias claras são importantes, mas pouco representam se o livro não for compreensivo. Como conseqüência da falta de critério objetivo e fundamentado por teoria válida, alunos podem submeter-se a textos de difícil leitura, de linguagem obscura e complexa provocando sentimento de frustração. Considerando a relevância do livro e o papel que ele desempenha tanto no ensino como na comunicação de conhecimento é que se estabeleceu a seguinte questão de pesquisa: Os livros de contabilidade utilizados nos cursos introdutórios são de fato compreensíveis? Neste sentido, investigou-se, por meio de um experimento, a compreensibilidade de dois livros de contabilidade introdutória que são mais adotados pelas universidades públicas brasileiras. Para tal fim valemo-nos de uma técnica que consiste na retirada sistemática de palavras do texto cuja compreensibilidade se desejava avaliar. Fundamentada na Teoria da Informação e no pressuposto de amostra aleatória das palavras omitidas, a técnica, denominada Cloze, é amplamente utilizada devido à facilidade de análise e economia para sua administração. Os livros selecionados foram submetidos a testes por um grupo de 213 estudantes do curso de Ciências Contábeis do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Os resultados das análises indicaram, contrariamente aos estudos anteriores, a falta de relação entre o desempenho no teste Cloze e o nível de formação do estudante, bem como a existência de diferença significativa entre o desempenho do estudante no teste Cloze, considerando sua resposta sem e com sinônimo. Não foi também observada forte relação entre o desempenho do estudante no teste Cloze e o seu correspondente desempenho acadêmico na disciplina. Análises indicaram que, em relação aos textos examinados, a maior parte dos estudantes demonstrou desempenho satisfatório e os textos apresentaram uniformidade na distribuição dos escores. Neste sentido, conclui-se pela compreensibilidade dos livros e, conseqüentemente, sua adequação aos períodos considerados.
  • DOI: 10.11606/D.12.2004.tde-13102005-104805
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2004-08-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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