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Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching

Oliveira, Jaqueline Maria De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2008-07-25

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  • Title:
    Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching
  • Author: Oliveira, Jaqueline Maria De
  • Supervisor: Menezes Filho, Naercio Aquino
  • Subjects: Economia Da Educação; Educação; Política Educacional; Qualidade Da Educação; Economics Of Education; Education; Educational Polices; Quality Of Education
  • Notes: Dissertação (Mestrado)
  • Description: O objetivo do presente estudo é contribuir para a identificação do efeito causal de reduções no tamanho da classe e ampliação da jornada escolar sobre o rendimento escolar em matemática dos estudantes brasileiros da 4ª série do ensino fundamental de escolas de área urbana da rede pública de ensino. Para tanto, foram utilizados a metodologia de Generalized Propensity Score Matching, no caso em que o tratamento de interesse (tamanho da classe) é uma variável contínua, e o estimador Nearest Neighbor Matching com correção de viés para tratamento binário (jornada escolar). A base de dados empregada foi o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referente ao ano de 2005. Os resultados sugerem a existência de um efeito positivo do aumento da jornada escolar sobre o desempenho escolar. A ampliação de quatro para cinco horas na jornada diária dos estudantes está associada a um aumento de 8,36 pontos na proficiência em matemática ou, equivalentemente, um movimento de 0,20 desvios-padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 é de 10,67 pontos, um movimento de 0,26 desviospadrão na distribuição de proficiência. Num segundo momento, os custos associados a essas duas políticas foram avaliados, em contraposição aos benefícios, por meio de uma análise de custo-efetividade. Os resultados indicaram que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas diárias possui a maior razão benefício/custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva.
  • DOI: 10.11606/D.12.2008.tde-14082008-094420
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Creation Date: 2008-07-25
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

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