skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A apropriação do saber fazer artesanal e da imagem do artesão pelo mercado de luxo: o design como mediador

Nicoletti, Viviane Mattos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2018-04-13

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    A apropriação do saber fazer artesanal e da imagem do artesão pelo mercado de luxo: o design como mediador
  • Autor: Nicoletti, Viviane Mattos
  • Orientador: Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
  • Materias: Artesanato; Políticas Públicas; Mercado Cultural; Luxo; Design; Handcraft; Luxury; Cultural Market; Public Policies
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descripción: O Programa do Artesanato Brasileiro está atualmente subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, assim, a diretriz estatal aponta para a criação da figura do artesão-empresário que é amparado por algumas agências de fomento, que viabilizam a inserção do artesanato no mercado. Para tanto, utilizam-se dos serviços do designer para adequar o objeto artesanal ao gosto do cliente. Quando esses designers são bem relacionados com a mídia especializada, esses objetos possuem destino certo no mercado de luxo, já que, além de portarem a assinatura de projeto do designer famoso, apresentam características correspondentes ao discurso legitimador desse mercado que é a raridade: são produtos disponibilizados em poucas quantidades, a mão de obra é especializada já que o saber fazer é aprimorado por gerações e, advém de lugares longínquos, perfeitos para a construção de um imaginário territorial a ser embutido na precificação desses produtos. Esta pesquisa mapeia a complexa rede de trocas entre esses atores sociais: as comunidades artesãs, as instituições de fomento que possuem o design como colaborador e o mercado de luxo. Para tanto, observou-se as relações de troca de três comunidades artesãs e seu mercado consumidor de luxo. Esse novo mercado foi alcançado após os produtos artesanais confeccionados pelas comunidades artesãs terem sido intervindos, projetados e/ou ressignificados por designers conceituados pela mídia especializada e circularem em importantes feiras de design, exposições e em mídias impressas e digitais, nacionais e estrangeiras, juntamente com um imaginário construído dos povoados.
  • DOI: 10.11606/D.16.2018.tde-13092018-145911
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Fecha de creación: 2018-04-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere