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Arte e cultura popular na América Latina: o teatro político do MST (Brasil) e o teatro comunitário do Nuestra Gente (Colômbia)

Britos, Marlene Cristiane Gomes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2009-06-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arte e cultura popular na América Latina: o teatro político do MST (Brasil) e o teatro comunitário do Nuestra Gente (Colômbia)
  • Autor: Britos, Marlene Cristiane Gomes
  • Orientador: Silva, Dilma de Melo
  • Assuntos: América Latina; Nuestra Gente; Mst; Teatro Popular; Cultura; Colômbia; Brasil; Arte; Colombia; Brazil; Latin American Art; Popular Theater; Culture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Integração da América Latina (PROLAM) - FE/FEA/FFLCH/ECA/FAU
  • Descrição: Esta pesquisa investiga duas experiências contemporâneas de teatro popular na América Latina: o teatro político desenvolvido pelo grupo Filhos da Mãe... Terra, formado por jovens militantes do MST, moradores do assentamento Carlos Lamarca, em Sarapuí, interior de São Paulo; e o Espantapájaros, coletivo teatral comunitário integrado por jovens que pertencem a Corporação Cultural Nuestra Gente, que atua no bairro de Santa Cruz (e áreas próximas), na periferia da cidade de Medellín, na Colômbia. O objetivo principal deste estudo foi compreender como dois grupos sociais distintos utilizam a linguagem teatral, buscando as aproximações entre o teatro político praticado pelos Sem Terra, com forte influência épica-brechtiana; e o teatro comunitário de cunho mais subjetivo desenvolvido pelos jovens colombianos. Além das similaridades, a investigação pretendeu também buscar as diferenças, com o intuito de promover o diálogo entre dois trabalhos que partem de uma mesma premissa: colocar o teatro a serviço do conhecimento e da transformação social. Neste percurso, foi fundamental o entendimento do contexto sociopolítico em que essas experiências se desenvolveram, já que as realidades de Brasil e Colômbia, em grande medida, forjaram o surgimento de organizações como o MST e o Nuestra Gente. A pesquisa pretende também fornecer sua modesta colaboração para desvelar a falta de conhecimento que assola as experiências artístico-sociais em curso na América Latina.
  • DOI: 10.11606/D.84.2009.tde-13112009-111405
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
  • Data de criação/publicação: 2009-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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