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Algoritmos comportamentais: uma leitura da neuropsicologia para a relação entre o comportamento de superimitação, as funções executivas e cognição social nas crianças da educação

Pedroso, Cristiano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2019-03-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Algoritmos comportamentais: uma leitura da neuropsicologia para a relação entre o comportamento de superimitação, as funções executivas e cognição social nas crianças da educação
  • Autor: Pedroso, Cristiano
  • Orientador: Zachi, Elaine Cristina
  • Assuntos: Superimitação; Cognição Social; Educação Infantil; Funções Executivas; Raciocínio Lógico; Social Cognition; Overimitation; Logical Reasoning; Executive Functions; Child Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Com maiores publicações no início do século XXI, o tema superimitação, ou overimitation, tem despertado interesse de alguns psicólogos e biólogos por se tratar de um possível mecanismo social que leva os humanos a copiarem comportamentos irrelevantes na resolução de uma situação problema a partir de um modelo. Neste contexto, a presente dissertação de mestrado objetivou uma análise do comportamento de superimitação com mecanismos das funções executivas e cognição social de crianças da educação infantil, de 4 a 5 anos de idade. Participaram 36 crianças da educação infantil selecionadas de uma EMEI em São Paulo, segundo critérios pré-estabelecidos, avaliadas com os testes: superimitação (resolução da caixa problemas), teoria da mente - ToM (teste de falsa crença), testes para funções executivas de memória operacional (Missing Test), flexibilidade mental (DCCS), e raciocínio lógico (Teste de Matrizes Coloridas Progressivas de Raven). Os resultados indicaram que a superimitação não apresentou correlação com as funções executivas examinadas. Foram verificados indícios de tratar-se de uma atividade social, por consequência da associação com a função de teoria da mente, em detrimento a uma atividade isolada de resolução de problema cognitivo
  • DOI: 10.11606/D.47.2019.tde-13062019-145206
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2019-03-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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