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Carrefour de Cultures: relações interculturais construídas por jovens aprendizes de francês em um Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo

Santos, Sandra Coeli Barbosa Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-10-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Carrefour de Cultures: relações interculturais construídas por jovens aprendizes de francês em um Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo
  • Autor: Santos, Sandra Coeli Barbosa Dos
  • Orientador: Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
  • Assuntos: Antropologia Da Educação; Cultura; Ensino-Aprendizagem De Língua Francesa; Interculturalidade; And French Language Learining And Teaching; Anthropology In Education; Culture; Interculturality
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: No ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, as relações entre culturas são objeto de estudos e pesquisas que buscam, em geral, identificar e mostrar como a língua estudada é marcada por diferentes manifestações que expressam maneiras de estar e de agir no mundo. Os diversos documentos orais ou escritos ou multimodais utilizados na sala de aula expressam a complexidade da relação língua e manifestações culturais. Tal aspecto, no entanto, muitas vezes, não colocam em primeiro plano as vozes plurais dos alunos e seus aprendizados são deixados à margem do processo global de aprendizagem da língua. Diante desse fato, esta pesquisa teve como objetivo compreender e identificar, do ponto de vista dos alunos, quais são essas manifestações culturais e interculturais e como elas podem ser explicitadas no contexto de ensino e aprendizagem. O quadro teórico da pesquisa se baseou, prioritariamente, no conceito de cultura a partir da antropologia moderna estudado por dois autores, Roy Wagner (1975) que discute a antropologia reversa e Eduardo Viveiros de Castro pela abordagem do perspectivismo ameríndio. Na didática das línguas, as referências adotadas foram Abdallah-Pretceille (1999); Devin (2017) Em relação à metodologia da pesquisa, ela foi de natureza qualitativa seguindo a abordagem etnográfica para evidenciar que a explicitação de manifestações vai além da sala de aula e compreende os diversos ambientes nos quais o aluno está inserido e circula. Assim, a partir da produção oral e escrita em língua francesa, os alunos, entre 15 e 18 anos, inscritos em dois grupos de francês de um Centro de estudos de línguas do estado de São Paulo, localizado na cidade de Osasco, participaram do projeto Carrefour de Cultures, desenvolvido no primeiro e segundo semestres de 2019. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização do projeto e foram analisados a partir de duas categorias principais: Culturas urbanas, diversidade e perspectivas interculturais. O corpus foi constituído pelas atividades de sala e pelo carnet de bord interculturel produzido pelos alunos. Os resultados mostraram que a percepção das relações interculturais se deu de forma diversa nas produções orais e escritas e que foi significativamente explicitado pelos alunos. O envolvimento da professora no projeto evidenciou também a importância de tratar de tal temática em situações de formação inicial e continuada
  • DOI: 10.11606/T.8.2022.tde-14022023-104708
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-10-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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