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(D)Efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA

Rodrigues, Isabel De Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2018-01-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    (D)Efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA
  • Autor: Rodrigues, Isabel De Barros
  • Orientador: Angelucci, Carla Biancha
  • Assuntos: Transtorno Do Espectro Autista; Diagnóstico; Educação Especial; Inclusão Escolar; Medicalização; Special Education; Medicalization; Inclusive Education; Diagnosis; Autism Spectrum Disorder
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A inclusão escolar e a nova realidade criada por ela na escola, por vezes, gera um mal-estar na equipe pedagógica, uma vez que há uma distância entre as clássicas prescrições pedagógicas e a realidade da sala de aula. A busca pela padronização dos comportamentos para direcionamento da prática pedagógica acaba, muitas vezes, por tornar desimportantes os parâmetros oferecidos pela própria relação entre professor e estudante. Entre a prática pedagógica e a prescrição médica, o encontro do professor com o aluno diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) acaba sendo atravessado por saberes externos à relação educativa. A presente pesquisa tem o objetivo traçar um panorama do campo de estudos sobre a escolarização de estudantes diagnosticados com TEA, da organização da oferta e da sistematização do atendimento escolar, no contexto da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, refletimos sobre as políticas sociais de atenção à pessoa com autismo, os processos de medicalização e alguns discursos sobre o autismo. Vimos que o campo de estudos e ação na escolarização de pessoas com diagnóstico com TEA é marcado por concepções biomédicas. Como efeito disso, temos a coexistência de diferentes concepções sobre o que se nomeia autismo, sua etiologia e o que constitui o atendimento a esse público. Com a predominância da compreensão dos manuais de Psiquiatria, ofusca-se a existência de um campo interdisciplinar e multiprofissional, com diferentes compreensões sobre o tema, bem como a discussão sobre os saberes e experiências da Educação sobre a escolarização desse público. Nesse contexto, primeiramente analisamos a produção sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA no Brasil, a partir do estudo da publicação acadêmica sobre o tema, tendo como método uma análise bibliométrica do corpus de pesquisa e análise do conteúdo das teses, dissertações e artigos analisados. A partir disso, discutimos quais os sentidos do diagnóstico de TEA para o campo educacional e quais as perspectivas sobre a aprendizagem e escolarização das crianças assim diagnosticadas para os pesquisadores. Em seguida, realizamos entrevistas com duas professoras que trabalham ou trabalharam em salas comuns de escolas regulares e que partilham do princípio ético da Educação para Todos. Nas entrevistas tivemos o intuito de discutir as questões levantadas em nossa pesquisa bibliográfica a respeito dos aspectos da escolarização desse público. Concluímos que há a predominância de produções acadêmicas cujo foco é a interação social dos alunos com seus professores e colegas; tende-se a interpretações sobre as dificuldades dos professores no trabalho como falta de instrumental pedagógico; e permanece a clássica afirmação de que a interação ou a socialização são pré-condições para a aprendizagem. Por outro lado, as entrevistadas nos mostram a importância de não condicionar o trabalho educacional aos saberes biomédicos, atitude que possibilita que o trabalho tenha efeitos importantes na inclusão no grupo e na escolarização das crianças. Isso nos mostra que o saber biomédico e a especialidade clínica não são condicionais para o trabalho pedagógico do professor. Outrossim, a produção de espaços coletivos na escola que permitam o reconhecimento e o compartilhamento de dúvidas a respeito dos caminhos pedagógicos a serem percorridos é trazido à cena pelas entrevistadas como principal elemento necessário para a efetivação do processo de escolarização.
  • DOI: 10.11606/D.48.2018.tde-16042018-134903
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2018-01-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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