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Fotografia profissional, arquivo e circulação: a produção de Theodor Preising em São Paulo (1920-1940)

Lemos, Eric Danzi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-05-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fotografia profissional, arquivo e circulação: a produção de Theodor Preising em São Paulo (1920-1940)
  • Autor: Lemos, Eric Danzi
  • Orientador: Lima, Solange Ferraz de
  • Assuntos: Arquivo; Cultura Visual; Fotografia; Theodor Preising; São Paulo; Archive; Photography; Visual Culture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo o estudo da conformação do campo da fotografia profissional em São Paulo e sua relação com a dimensão visual da sociedade entre as décadas de 1920 e 1940. Para tanto, analisa-se em perspectiva histórica a produção do fotógrafo Theodor Preising (1883-1962) em seus circuitos de produção, circulação, consumo, apropriação e ação. Quando desembarcou no Brasil imigrado da Alemanha na década de 1920, Preising deu continuidade a sua atividade como fotógrafo profissional. Uma vez estabelecido com a família na capital paulista, se manteve como editor de álbuns e cartões-postais com registros da paisagem natural, rural e urbana do país, prestou serviço de documentação fotográfica para órgãos públicos e instituições privadas, transitou na fotografia de imprensa, passando pela revista S. Paulo (1936) e pelo Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), até se aposentar no Serviço de Documentação da Universidade de São Paulo (USP) em 1952. Sem perder de vista as demais dimensões, enfatiza-se a circulação dos materiais visuais produzidos por Preising, articulando-se sua biografia com a biografia de sua produção fotográfica no intuito de percebê-los na interação social, em deslocamentos e mediações que, por vezes, confluem em arquivos. Buscou-se o entendimento tanto da trajetória de Preising, como do percurso dos artefatos por ele produzidos cujo núcleo é o arquivo legado com cerca de 15 mil imagens, que participam de sistemas de ação envolvendo também indivíduos, redes de sociabilidade e instituições quando entram em circulação. Em escala reduzida, reconstituiu-se a trajetória profissional de Preising para compreender sua inserção em um campo profissional em formação entre a especialização e a diversificação. Em escala mais ampla, avaliou-se como a estruturação deste campo em formação se relacionou com a consolidação de uma cultura visual da qual faz parte registros da paisagem natural, rural e urbana de determinadas regiões do país, que são passíveis de ressignificação possibilitando outras leituras ao longo do tempo.
  • DOI: 10.11606/D.8.2016.tde-16082016-105107
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-05-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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