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Análise discursiva sobre o culturalismo e/ou a arte na educação: dizeres e práticas pedagógicas de sujeitos professores do ensino fundamental

Trevilato, Angélica Müller

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-06-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise discursiva sobre o culturalismo e/ou a arte na educação: dizeres e práticas pedagógicas de sujeitos professores do ensino fundamental
  • Autor: Trevilato, Angélica Müller
  • Orientador: Assolini, Filomena Elaine Paiva
  • Assuntos: Análise De Discurso; Arte; Culturalismo; Educação; Art; Culturalism; Discourse Analysis; Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho teve por objetivo investigar, por meio dos postulados da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, a presença do culturalismo nos discursos e nas práticas pedagógicas de sujeitos professores do Ensino Fundamental I e II da Rede Estadual de Ensino na cidade de Ribeirão Preto/SP, e quais seriam suas perspectivas sobre a Arte na educação. Entende-se o conceito de sujeito discursivo, neste caso o educador, pelo viés pecheuxtiano, como interpelado, atravessado pela língua, pela história e por meio dos aparelhos ideológicos em massa. O conceito de culturalismo é compreendido aqui pela perspectiva horkheimeriana e adorniana os quais fincam no termo o entendimento de uma cultura em massa, fabricada pelos aparelhos ideológicos com o objetivo de controle e alienação do sujeito consumidor. Para a consolidação do que é a Arte nos afiliamos à filosofia heideggeriana sobre sua principal existência na história humana e como a mesma perpassa pelo tempo ontologicamente por intermédio da contemplação. O material que constitui o corpus de análise resulta de entrevistas semiestruturadas com seis sujeitos professores cujas práticas pedagógicas foram observadas e registradas em caderno de campo. A análise identifica práticas culturalistas e tradicionais, fundadas em discursos autoritários que dificultam possíveis outras abordagens para além das previstas nos materiais didáticos e do discurso pedagógico tradicional, porém também se observaram algumas interfaces artísticas que salientavam por entre as margens das práticas pedagógicas dos sujeitos professores observados, ainda que não devidamente valorizadas por eles mesmos, uma vez que inscritos em formações discursivas conteudistas, tradicionalistas ou ainda de passividade frente às condições objetivas de trabalho. Muito ainda é possível avançar no que diz respeito à possibilidade de circulação das diversas manifestações artísticas, em uma abertura de espaço à polissemia, ao discurso lúdico.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-16082021-090730
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-06-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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