skip to main content

Percepções de educadoras e proposta institucional acerca dos cuidados infantis de saúde em creche.

Alves, Roberta Cristiane Pascarelli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2006-09-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percepções de educadoras e proposta institucional acerca dos cuidados infantis de saúde em creche.
  • Autor: Alves, Roberta Cristiane Pascarelli
  • Orientador: Verissimo, Maria De La Ó Ramallo
  • Assuntos: Saúde Da Criança; Ensino Infantil; Enfermagem Pediátrica; Cuidados Primários De Saúde; Creches; Day-Care Centers; Child Health; Pediatric Nursing; Primary Health Care; Child Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Promover saúde à criança é garantir cuidados de qualidade que proporcionem seu desenvolvimento integral. A creche é um dos locais onde muitas crianças vivem grande parte da infância, o que justifica buscar compreender como são os cuidados oferecidos a elas nesse serviço. A presente investigação teve como objetivo geral caracterizar aspectos relacionados à implementação de cuidados de saúde infantil em creche e como objetivos específicos identificar percepções de educadoras e proposta institucional acerca dos cuidados de saúde às crianças. Foram realizadas entrevistas com quatro professoras e a coordenadora pedagógica de uma creche pública municipal, na cidade de São Paulo, e análise de documentos institucionais. Nos discursos das educadoras, a integração das funções de educar e cuidar aparece como própria do trabalho na creche, mas vários fatores dificultam seu exercício, tais como a precária formação para as questões de cuidado, particularmente os de saúde, e a sobrecarga de atividades. Face às dificuldades, surgem questionamentos acerca da possibilidade de efetivar amplamente essa integração. A educação ainda aparece como o foco principal do trabalho das professoras, ficando o cuidado como algo inevitável, dada a situação de dependência das crianças. As ações de cuidado ficam restritas ao corpo e são valorizadas somente enquanto atividades a serem ensinadas, visando à independência da criança. As propostas institucionais identificadas nos documentos ainda apresentam lacunas no que diz respeito à inclusão efetiva do cuidado como categoria independente e inerente à função profissional do educador em creche. Em conclusão, reafirma-se a necessidade de persistir na construção de propostas apropriadas a esse nível de atendimento infantil, com apoio das diferentes disciplinas que atuam na área de atenção à criança.
  • DOI: 10.11606/D.7.2006.tde-17102006-130104
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2006-09-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.