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Representações sociais de alunos secundaristas do Timor-Leste quanto à dimensão escolar da Química

Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2011-05-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Representações sociais de alunos secundaristas do Timor-Leste quanto à dimensão escolar da Química
  • Autor: Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues
  • Orientador: Rezende, Daisy de Brito
  • Assuntos: Dimensão Escolar Da Química; Ensino Médio; Representação Social; Dimension School Of Chemistry; High School; Social Representation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia: IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Esta pesquisa objetiva apreender as Representações Sociais de alunos secundaristas do Timor-Leste quanto à dimensão escolar da Química, com fundamentação na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal de 1511 a 1975 e ocupado pela Indonésia de 1975 até 1999. As Nações Unidas assumiram o governo transitório até 2002, quando foi obtida a independência. Participaram desta pesquisa 17 professores que lecionavam a disciplina de Química e 464 alunos (18 salas de aula) do 10o ao 12o ano de seis escolas secundárias do Timor-Leste (Distritos de Díli e Bobonaro), sendo três privadas e três públicas. Durante ano letivo de 2007-2008, foram recolhidas informações no Timor-Leste utilizando como instrumentos os inquéritos por questionário, aplicados aos diretores, professores de Química e alunos das escolas pesquisadas. Os questionários recolhidos foram traduzidos da língua Tétum para o Português e, de forma a analisar os dados coletados, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin. Os resultados foram obtidos a partir das categorias construídas e remetem ao papel fundamental das Ciências Naturais, para este grupo social específico. Esta Representação Social sobre o papel do Ensino da Química no Timor-Leste pode ser atribuída à situação social e econômica, especialmente após o fim do domínio indonésio.
  • DOI: 10.11606/D.81.2011.tde-19072011-105710
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2011-05-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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