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As relações entre teatro, política e sociedade no Brasil e no Uruguai: os casos do Grupo El Galpón e da Companhia do Latão

Silva, Michelle Cristina Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2023-05-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As relações entre teatro, política e sociedade no Brasil e no Uruguai: os casos do Grupo El Galpón e da Companhia do Latão
  • Autor: Silva, Michelle Cristina Alves
  • Orientador: Suzuki, Julio Cesar
  • Assuntos: Materialismo Cultural; Censura; Teatro; Ditaduras; Política; Politics; Censorship; Dictatorships; Cultural Materialism; Theater
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina
  • Descrição: A pesquisa versou acerca da produção teatral do Brasil e do Uruguai, que dialoga com as questões político-sociais do país e de seu tempo, a partir da chave marxista, do materialismo cultural e dos estudos de caso do grupo teatral uruguaio El Galpón e do grupo paulistano Companhia do Latão. O trabalho apresenta um panorama do teatro político na América do Sul no período das ditaduras militares, aborda a relação entre teatro e política, a censura e sua incidência junto aos artistas teatrais, as políticas culturais mais recentes para o teatro nos dois países, pauta o debate sobre a função social do teatro, bem como a produção teatral nos governos de exceção. A metodologia fundou-se em: 1) Levantamento bibliográfico das principais referências de estudo das artes e da cultura, além de referências nas áreas da sociologia, filosofia e política que dialogam com a prática teatral engajada, 2) Análise do repertório da Companhia do Latão do ano de 2003 na gestão do então presidente Lula até a produção mais recente e do grupo El Galpón no período prévio à ditadura militar (1968), passando pela ditadura até a redemocratização (1985), 3) Análise documental sobre a produção teatral uruguaia e brasileira e 4) Realização de entrevistas semi estruturadas com integrantes das companhias e com pesquisadores que estudam a relação do teatro político com a sociedade. Os resultados apontam para a importância de distinguir conceitualmente entre teatro político e teatro politizado, delimitando a atuação de grupos que transitam entre estes dois tipos de atuação ou que se limitam a uma produção politizada apenas, reitera, também, como esses processos artísticos, em especial, a produção artística dos grupos elencados contribuem para promover o debate e a formação artística junto aos movimentos sociais, auxiliando no processo de luta de classes, ao mesmo tempo em que artistas também são formados por estes movimentos e, por fim, contribui para socializar os meios de produção teatral para um público mais amplo.
  • DOI: 10.11606/T.84.2023.tde-19072023-185409
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
  • Data de criação/publicação: 2023-05-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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