skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor

Borges, Marcos Francisco

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-03-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor
  • Autor: Borges, Marcos Francisco
  • Orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
  • Assuntos: Educação Matemática; Formação De Professores; História Da Ciência; Livros De História Da Matemática; Relação Entre A Ciência E A Religião; Relation Between Science And Religion; Mathematics History Books; Mathematical Education; History Of Science; Teachers Graduation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa insere-se na temática da formação de professores de matemática. Apresenta um estudo sobre a relação entre a ciência e a religião presente nos livros História da Matemática, de Carl B. Boyer, e a Introdução à história da matemática, de Howard Eves, os mais utilizados no curso de licenciatura. Tendo em vista que as atuais propostas de ensino enfatizam que os alunos devem ser formados para serem cidadãos, considera que a forma com que essa relação aparece no material disponível pouco contribui para que isso ocorra. A tese partiu da idéia de que a história das ciências, na formação de professores de matemática, pode dar sustentação a uma educação científica que mostre a complexidade existente entre o pensamento religioso e o pensamento científico. Para isso, foram apresentados episódios da revolução científica causada por pensadores como Kepler, Galileu, Newton e Leibniz. O estudo enfatiza que a educação científica deve incluir uma discussão acerca da natureza do conhecimento científico e sua relação com outros aspectos da cultura, mostrando a existência de descontinuidades e revoluções, como propõe a historiografia atual. Para o enriquecimento do horizonte das discussões o trabalho levanta argumentos envolvendo aspectos sociais e éticos e valores, visando à formação do cidadão. Destaca, também, a tensão entre uma formação do professor mais técnica e uma formação mais ampla.
  • DOI: 10.11606/T.48.2010.tde-20042010-143528
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-03-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.