skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Uma arquitetura para agrupamento de controles de segurança em ambientes de tecnologia da informação baseada em barganhas cooperativas irrestritas.

Silva, Anderson Aparecido Alves Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2016-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma arquitetura para agrupamento de controles de segurança em ambientes de tecnologia da informação baseada em barganhas cooperativas irrestritas.
  • Autor: Silva, Anderson Aparecido Alves Da
  • Orientador: Kofuji, Sergio Takeo
  • Assuntos: Barganhas Cooperativas Irrestritas; Controles De Segurança; Teoria Dos Jogos; Kackers (Prevenção E Controle); Mobile Ad Hoc Network (Manet); Security Controls; Game Theory; Detection And Forecasting Attacks; Unrestricted Cooperative Bargains
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Controles de segurança, também chamados de mecanismos de proteção, voltados para previsão e detecção de eventos indesejados são cada vez mais empregados em ambientes de Tecnologia da Informação (TI). O pouco entendimento sobre as características dos eventos indesejados que agem nos sistemas e a baixa compatibilidade existente entre os diversos mecanismos de proteção são problemas que se destacam neste tipo de cenário. Diferentes configurações dificultam a combinação dos resultados destes mecanismos e raramente dois ou mais controles de segurança se complementam. Por esse motivo, o agrupamento entre mecanismos de detecção e de previsão não é trivialmente resolvido. Neste trabalho é proposta uma arquitetura, denominada de Arquitetura Estratégica de Agrupamento - Strategic Grouping Architecture (SGA) - para agrupamento de controles de segurança voltados para detecção e/ou previsão, que tem como base a busca de um equilíbrio entre as configurações e os resultados individuais de cada mecanismo de proteção envolvido. Para alcançar este equilíbrio a arquitetura proposta divide a análise dos eventos (legítimos e maliciosos) que passam pelos controles de segurança em dois níveis de abstração: o técnico, onde são coletadas as configurações e os resultados dos controles de segurança; e o estratégico, onde os dados obtidos no nível técnico são analisados por meio de barganhas cooperativas irrestritas - Unrestricted Cooperative Bargains (UCB), conceito proveniente da Teoria dos Jogos, que busca a otimização e equilíbrio entre resultados. Justamente por ser realizada em um nível de abstração diferente, a análise gerada pelo SGA identifica a influência que cada configuração exerce nos resultados agrupados. Para explorar a capacidade da arquitetura proposta, dois experimentos, bastante diferentes, que envolvem a ação de eventos indesejados em ambientes de TI são conduzidos. Os resultados obtidos mostram a viabilidade do agrupamento de controles de segurança de detecção e previsão e a possibilidade do uso do SGA em outros ambientes, que não estejam necessariamente ligados à segurança de TI. Baseada na literatura científica a validação do SGA consiste de uma transformação prévia na categoria dos jogos estratégicos usados - cooperativos para não-cooperativos - e na busca de situações como o Equilíbrio de Nash (EN) e o ótimo de Pareto, que indicam os melhores resultados de um jogo.
  • DOI: 10.11606/T.3.2017.tde-21032017-154023
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2016-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.