skip to main content

Procedimentos estéticos: percepção do cliente quanto ao esclarecimento para a tomada de decisão

Auricchio, Ana Maria

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2004-03-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Procedimentos estéticos: percepção do cliente quanto ao esclarecimento para a tomada de decisão
  • Autor: Auricchio, Ana Maria
  • Orientador: Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga
  • Assuntos: Tomada De Decisão; Autonomia Da Pessoa; Bioética; Cirurgia Estética; Cirurgia Plástica; Liberdade; Informação; Plastic Surgery; Information; Freedom; Competence To Make A Decision; Client Autonomy; Bioethics; Aesthetic Medicine
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção do cliente quanto ao esclarecimento para tomada de decisão referente à realização de procedimentos estéticos. O estudo, do tipo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa dos dados, foi realizado com amostra de 44 clientes, freqüentadores da Clínica de Estética e Cirurgia Plástica. A coleta de dados foi realizada por intermédio de um instrumento com base na Escala de Likert, constituída por 28 proposições, classificadas em três categorias: Informação, Competência e Liberdade. Completaram o instrumento, duas escalas, com a finalidade de medir a percepção global dos clientes quanto ao esclarecimento das informações e a liberdade para tomada de decisão. Os resultados mostraram que, em relação ao grau de instrução, houve predomínio dos clientes de nível superior. Quanto à profissão/ocupação, a maioria enquadrou-se nos níveis III, IV e V, que corresponderam aos cargos de ocupação manual especializada, cargos de supervisão e gerência e profissionais liberais e cargos de alta administração, respectivamente; em referência à renda familiar, houve predomínio dos clientes com renda superior a R$ 8000,00 ou mais. Verificou-se também predomínio da faixa etária de 41 a 50 anos, com a maioria dos clientes do sexo feminino e, estado civil casado. Quanto ao tipo de tratamento, o clínico predominou sobre o cirúrgico. Analisadas as três categorias, identificou-se uma discreta superioridade do escore médio atribuído à categoria Competência em relação ao atribuído às categorias Informação e Liberdade, porém a maioria dos escores das três categorias foi bastante homogênea, sendo os escores médios das categorias superiores a 4,5, ou seja, variando de concordante à alta concordância. Os escores para Informação, Competência e Liberdade estão associados com o tipo de tratamento, mas não com a idade dos clientes. Constatou-se também que, em média, os clientes que se submeteram a tratamento clínico atribuíram escores menores do que os clientes que tiveram tratamento cirúrgico. Quanto às questões globais referentes ao esclarecimento das informações e à liberdade para tomada de decisão para o procedimento, temos médias de 9,41 e 9,70 respectivamente. Estes resultados mostram que os profissionais de saúde forneceram informações claras, suficientes e adaptadas às necessidades dos clientes, deixando-os livres e competentes para a tomada de decisão quanto ao procedimento estético
  • DOI: 10.11606/D.7.2004.tde-21122006-105242
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2004-03-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.