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Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana

Amaral, Cíntia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2015-09-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
  • Autor: Amaral, Cíntia
  • Orientador: Lara, Arthur Hunold
  • Assuntos: Arte Urbana; Curadoria Educativa; Práticas Educativas; Educativos; Mediação; Grafite; Mediation; Graffiti; Educational Practices; Educational Curating; Street Art
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Esta dissertação tem o objetivo de refletir sobre as práticas de Curadoria Educativa e Mediação da Arte Urbana a partir da observação de suas relações com Instituições Culturais e Educacionais na cidade de São Paulo. Analisamos exposições de Arte Urbana, entre 2009 e 2013, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no Museu Brasileiro da Escultura, os quais, a partir de agora, serão representados pelas siglas MASP e MuBE. Pesquisamos as mostras: De dentro para fora/De fora para dentro e De Dentro e de Fora, no MASP; e as I e II Bienal Internacional do Graffiti Fine Art, no MuBE. As mostras citadas foram escolhidas por se tratarem de exposições de Arte Urbana sediadas em museus. Realizamos também dois estudos de caso, duas propostas de práticas em Arte Urbana, direcionados à educação. A primeira é o trabalho do Eduqativo do Instituto Choque Cultural que mantém projetos como o Linguagens Artísticas: Arte Urbana na Escola, um projeto de Arte Urbana ligado à educação junto às instituições educativas públicas no município de São Paulo. A segunda é um projeto de Arte Urbana, que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado João Sussumo Hirata, citada de forma abreviada (EMEF) Dep. João Sussumo Hirata, localizada no bairro Jardim Ofélia, periferia da cidade de São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo, realizou o projeto Fazendo Arte no Sussumo, com base na cultura hip hop cujo encerramento é a festa do Grafite no Sussumo, nomeada de Graffitassu. Preocupados com a leitura dessas imagens, trazemos uma discussão sobre o processo de comunicação entre o emissor e o receptor dessas imagens quando estas transitam em diferentes espaços como os institucionais e os públicos, a rua. Com base nos estudos voltados à Educação de Freire, de Vygotsky, de Foucault, à Sociologia de Bauman, Hall, Bourdieu, Badiou, à Arte-educação de Ana Mae Barbosa e à Arte de Rancière, Baudrillard, Cauquelin, temos o intuito de refletir acerca das práticas e abordagens aplicadas por instituições culturais e educativas, de forma social, política e educativa para contribuir com as discussões direcionadas à Arte Urbana quando em diferentes ambientes, visando a Arte-educação.
  • DOI: 10.11606/D.93.2016.tde-24112015-185719
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2015-09-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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