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A Educação física no projeto político-pedagógico: espaço de participação e reconhecimento da cultura corporal dos alunos

Lima, Maria Emilia De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-06-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A Educação física no projeto político-pedagógico: espaço de participação e reconhecimento da cultura corporal dos alunos
  • Autor: Lima, Maria Emilia De
  • Orientador: Neira, Marcos Garcia
  • Assuntos: Cultura; Metodologia Do Ensino De Educação Física; Projeto Político-Pedagógico; Culture; Pedagogical Political-Project; Physical Education Methodology Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta investigação teve por objetivos elaborar e experimentar uma proposta de Educação Física a partir das finalidades explícitas no Projeto Político-pedagógico de uma escola municipal; analisar criticamente seu encaminhamento e discutir os resultados tanto no que concerne à ação pedagógica empreendida quanto ao percurso formativo da professora colaboradora. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa foi desenvolvida uma pesquisa-ação colaborativa cujo foco principal recaiu sobre a análise dos documentos escolares, observação e reconstrução constante da prática pedagógica e as modificações na profissionalidade docente. O tratamento dos dados coletados apontou as seguintes categorias de análise: Participação dos alunos; Práticas que buscam conhecer a cultura e os saberes dos alunos; Práticas pedagógicas preocupadas em promover discussões, reflexões e ampliação do conhecimento dos alunos; Trabalho colaborativo; Avaliação; Possibilidades de formação e Dificuldades vivenciadas. A discussão dos resultados obtidos apontou como descobertas relevantes a compreensão de que para inserir a proposta de Educação Física no Projeto Político-pedagógico da escola é necessário conhecer inicialmente os pressupostos do projeto, apreender aspectos da realidade escolar e de seu entorno e, desde que haja disponibilidade do docente, discutir coletivamente para que a prática escolar alusiva à cultura corporal dos alunos seja modificada, avaliada de forma crítica, recorrendo ao método dialógico como quesito fundamental para atender às finalidades e objetivos consensuados pela comunidade educativa. Adotada essa postura, foi constatado que a intervenção colaborativa desencadeou modificações na prática pedagógica, na postura dos alunos, na professora colaboradora e na pesquisadora.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-25072007-145740
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-06-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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