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Encontros e reencontros com Norma Bahia Pontes: realizações, deslocamentos e interlocuções de uma cineasta, videomaker e ensaísta

Paula, Lívia Perez De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-03-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Encontros e reencontros com Norma Bahia Pontes: realizações, deslocamentos e interlocuções de uma cineasta, videomaker e ensaísta
  • Autor: Paula, Lívia Perez De
  • Orientador: Hamburger, Esther Imperio
  • Assuntos: Cinema Moderno Brasileiro; Les Antillais/Os Antilhenses; Norma Bahia Pontes; Vídeo Lésbico Feminista; Brazilian Modern Cinema; Les Antillais/Os Antilheneses; Lesbian Feminist Video
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais
  • Descrição: A tese propõe encontros com o percurso artístico e intelectual da cineasta, videomaker e ensaísta Norma Bahia Pontes (1941-2010) desde sua participação no cinema moderno brasileiro e no documentário francês nos anos 1960, bem como no seio do movimento lésbico feminista estadunidense na década de 1970. Refletindo sobre as relações entre cinema, vídeo, gênero e sexualidade, a pesquisa se concentra nas práticas artísticas e interlocuções culturais para propor a rearticulação historiográfica das obras de Bahia Pontes e analisar as interpretações por ela mobilizadas face à ditadura militar no Brasil, ao colonialismo francês, ao machismo estrutural e à lesbofobia. A despeito de ser lembrada pela codireção de vídeos com Rita Moreira nos anos 1970, a pesquisa desvela a produção de Bahia Pontes como cineasta na vanguarda do cinema anticolonial com Les Antillais/Os Antilhenses (1966/1967) e aborda sua produção ensaística com duas dezenas de textos sobre cinema, filosofia e sociologia publicados entre 1959 e 1973 em jornais, revistas e livros de sua coautoria. Ainda, a pesquisa se concentra nas inciativas realizadas nos anos 1970 em parceria afetiva e criativa com Moreira com quem fundou a distribuidora Amazon Media Project Inc, organizou o festival Women for Women (1974), e realizou vídeos que tematizavam a questão lésbica, o feminismo e a ecologia da cidade tais como Lesbian Mothers (1972), Lesbianism Feminism (1974), She Has a Beard (1975), The Apartment (1975/1976), On Drugs (1977), Walking Around (1977), Born in a Prison (1977), Looking for the Amazons (1977). Mantendo uma abordagem politizada que se reposicionou conforme sua conscientização enquanto realizadora lésbica do terceiro mundo, Bahia Pontes deslocou-se do cinema de autores no Brasil e na França à autoria compartilhada no vídeo lésbico estadunidense. Em meio a estes deslocamentos, suas obras são atravessadas pelas noções de colonialidade, migração e diáspora, lar e senso de comunidade, seja nos enquadramentos que retratam os antilhanos em Paris ou as sexualidades dissidentes em Nova Iorque. À medida em que reflete sobre uma trajetória negligenciada, a investigação procurou inscrever a presença de Bahia Pontes na história do audiovisual brasileiro e especular as razões de sua invisibilidade. Como esforço de visibilizar suas obras, a pesquisa incluiu a localização, recuperação, digitalização e legendagem de dois curtas metragens em película, de trechos remanescentes de um média-metragem em vídeo, e a organização dos ensaios e da videofilmografia da diretora.
  • DOI: 10.11606/T.27.2022.tde-25092023-101821
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-03-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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