skip to main content

Por uma reinvenção do diálogo na educação

Tibiriçá, Cleonildi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-03-26

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Por uma reinvenção do diálogo na educação
  • Autor: Tibiriçá, Cleonildi
  • Orientador: Cury, Lucilene
  • Materias: Interação Entre Níveis De Ensino; Comunicação; Educação; Educação Tecnológica; Papel Da Universidade; Technological Education; Interaction Between Education Levels; Communication; Education; University Role
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: Este trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza.
  • DOI: 10.11606/T.27.2015.tde-26062015-155843
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Fecha de creación: 2015-03-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere