skip to main content

Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.

Taddei, Renzo Romano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2000-12-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
  • Autor: Taddei, Renzo Romano
  • Orientador: Jovanovic, Vojislav Aleksandar
  • Assuntos: Derrida; Rothleder; Relativismo; Pos-Estruturalismo; Lyotard; Filosofia; Estruturalismo; Educação; Wittgenstein; Philosophy; Post-Structuralism; Relativism; Education; Structuralism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação.
  • DOI: 10.11606/D.48.2000.tde-27022002-121434
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2000-12-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.