skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Teatro para bebês: desafios em cena para as artes e a educação na primeiríssima infância

Silva, Adriele Nunes Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-01-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Teatro para bebês: desafios em cena para as artes e a educação na primeiríssima infância
  • Autor: Silva, Adriele Nunes Da
  • Orientador: Prado, Patricia Dias
  • Assuntos: Artes E Educação Na Primeira Infância; Teatro Para Bebês; Arts And Education In The Early Childhood; Theater For Babies
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa de mestrado pretendeu conhecer e analisar algumas produções teatrais do recente Teatro para bebês, assim como as concepções de infância e de Teatro dos/as artistas e suas relações com a Arte e a Educação na primeira infância, partindo da concepção do Teatro para bebês como possibilidade de reconstrução do convívio na diferença (de idade, geração, gênero, etnia, classe social), de educação estética e formação humana, desde o nascimento. Por meio da pesquisa qualitativa, realizei uma pesquisa de campo exploratória, assistindo mais de sessenta espetáculos, com observação de seus elementos teatrais (cenários, enredos, narrativas, músicas, etc.), da atuação das/os artistas e de suas relações com a plateia, estando atenta, especialmente, às crianças e seus/suas responsáveis, com posterior registro em caderno de campo, a partir de um roteiro prévio. Destes, selecionei quatro espetáculos brasileiros de companhias e grupos teatrais para bebês e aprofundei minhas observações, além de realizar entrevistas semiestruturadas com seus/suas artistas e diretores/as, tecendo diálogos analíticos profícuos com os recentes estudos no campo da Sociologia da Infância e da Educação Infantil, na interface com as Artes na primeira infância, especialmente, com o Teatro. Os dados coletados e analisados apontaram, dentre outras questões, para uma problemática fundamental em relação à concepção, constituição e legitimação dos/as bebês como espectadores/as emancipados/as o que pode revelar novas concepções de infância e de Educação, mais especificamente, em relação à primeiríssima infância, na construção de possibilidades de um Teatro que se torna para e com bebês, a partir de suas potencialidades corporais, interpretativas, poéticas e inventivas.
  • DOI: 10.11606/D.48.2017.tde-27032017-121048
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-01-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.