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Avaliação de qualidade em aplicativos educacionais móveis

Soad, Gustavo Willians

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2017-06-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de qualidade em aplicativos educacionais móveis
  • Autor: Soad, Gustavo Willians
  • Orientador: Barbosa, Ellen Francine
  • Assuntos: Aplicativos Educacionais Móveis; Aprendizagem Móvel; Avaliação De Qualidade; Qualidade De Software; Mobile Learning; Mobile Learning Applications; Quality Evaluation; Software Quality
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Estudos indicam que a utilização de aplicativos educacionais móveis vêm crescendo continuamente, possibilitando a alunos e professores maior flexibilidade e comodidade na execução de atividades e práticas educacionais. Embora várias instituições já tenham aderido à modalidade de aprendizagem móvel (m-learning), sua adoção ainda traz problemas e desafios organizacionais, culturais e tecnológicos. Um destes problemas consiste em como avaliar adequadamente a qualidade dos aplicativos educacionais desenvolvidos. De fato, os métodos existentes para avaliação da qualidade de software ainda são muito genéricos, não contemplando aspectos específicos aos contextos pedagógico e móvel. Nesse cenário, o presente trabalho apresenta o método MoLEva, desenvolvido para avaliar a qualidade de aplicativos educacionais móveis. O método tem como base a norma ISO/IEC 25000, sendo composto por: (i) modelo de qualidade; (ii) métricas; e (iii) critérios de julgamento. Para validar o método, foram realizados dois estudos de caso; o primeiro consistiu na aplicação do MoLEva para avaliar o aplicativo do ENEM; o segundo consistiu na aplicação do método para avaliação de aplicativos para o ensino de idiomas. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar problemas e pontos de melhoria nos aplicativos avaliados. Além disso, os estudos de caso conduzidos forneceram bons indicativos a respeito da viabilidade de uso do método MoLEva na avaliação de aplicativos educacionais móveis.
  • DOI: 10.11606/D.55.2017.tde-27092017-173643
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2017-06-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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