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Da ponta do lápis às redes sociais: argumentação e autoria em discurso

Turci, Valéria Fernandes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2020-05-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Da ponta do lápis às redes sociais: argumentação e autoria em discurso
  • Autor: Turci, Valéria Fernandes
  • Orientador: Pacifico, Soraya Maria Romano
  • Assuntos: Argumentação; Espaço Virtual; Educacao; Discurso; Autoria; Discourse; Autorship; Education; Argumentation; Virtual Space
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Ao nos atentarmos para o fato de que os gêneros digitais ganham gradativamente mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de video no Youtube para visualizar resenhas de Booktubers sobre livros, propusemo-nos a inserir no contexto escolar essa nova prática de letramento, com o objetivo de investigar se as formulações produzidas pelos sujeitos-alunos ao recontar e indicar (ou não) a leitura de obras literárias, realizadas em sala de aula e para além dela, indiciam marcas de argumentação e autoria. Partindo desses pressupostos e considerando que as novas tecnologias, principalmente a internet, têm produzido mudanças na sociedade contemporânea e, portanto, na constituição dos sujeitos-alunos, decidimos investigar se o espaço virtual é um meio facilitador para o desenvolvimento da argumentação e se o discurso realizado nesse espaço virtual indicia marcas de autoria. Para estabelecermos um parâmetro com essa proposta, realizamos também debates orais em sala de aula a partir de pontos polêmicos do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, e a produção de vídeos a partir de temas relacionados ao papel da mulher na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorremos aos pressupostos teóricos da Analise de Discurso de \"linha\" francesa, cujo principal expoente é Michel Pêcheux. Nosso corpus está composto por transcrições dos debates orais realizados em sala de aula, pelos vídeos, constituídos por resenhas literárias elaboradas pelos alunos e publicados no canal Literatuber, criado para este fim, e por vídeos-minuto, elaborados a partir das discussões sobre o tema mulher e sociedade. A pesquisa foi realizada em três salas do 9o ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP, no decorrer do ano letivo de 2018. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção para leitura e interpretação sustentam-se na autorização para a disputa dos sentidos, não desprezam a opacidade da linguagem; tampouco que assumir uma posição ou outra, no discurso, não é um ato neutro, seja qual for o espaço discursivo. Portanto, não é o espaço material que determina a prática da argumentação e autoria, mas sim o modo como sujeitos e sentidos se constituem.
  • DOI: 10.11606/D.59.2020.tde-27072020-161423
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-05-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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