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Proposta e implementação de uma interface para motores de jogos interativa e centrada no usuário.

Jacober, Eduardo Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2007-04-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Proposta e implementação de uma interface para motores de jogos interativa e centrada no usuário.
  • Autor: Jacober, Eduardo Costa
  • Orientador: Tori, Romero
  • Assuntos: Ambiente De Programação; Teste De Usabilidade; Motor De Jogo; Jogos Eletrônicos; Interação Humano-Computador; Ensino E Aprendizagem; Game Engine; Electronic Game; Development Environment; Teaching And Learning; Computer-Human Interaction; Usability Test
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Um motor de jogo é uma ferramenta que facilita a criação de jogos eletrônicos garantindo a reutilização de softwares. Por sua origem tecnológica, os motores de jogo atuais, tanto comerciais quanto acadêmicos, tendem a primar pelo número de funcionalidades específicas, em detrimento da usabilidade, o que amplia o período de tempo necessário para seu aprendizado. Com o objetivo de melhor adaptar um motor de jogo didático às necessidades pedagógicas, este trabalho propõe uma interface interativa para motores denominada Game Wrench e criada através de métodos de Interação Humano-Computador. Como se tratam de áreas multidisciplinares, é também apresentado um embasamento teórico sobre os diversos aspectos envolvidos, a começar pela adoção de uma definição precisa para o conceito de jogo. O cenário específico para o qual este ambiente de programação (motor e interface) foi desenvolvido é composto pelos alunos da disciplina Computação Gráfica da Escola Politécnica da USP, que programam sobre um motor de jogo didático chamado enJine. Através de um protótipo em papel, testes de usabilidade foram realizados com parte desses alunos, o que gerou diversas diretrizes para a programação final da interface. Uma versão preliminar dessa interface usando plataforma Java foi desenvolvida, gerando diversos resultados e contribuições ao longo do processo, como artefatos de projeto (personas, cenários), ferramentas de desenvolvimento (estrutura GAML, classes para enJine, widgets especializados) e diretrizes sobre a metodologia utilizada (avaliação heurística, prototipagem em papel, teste de usabilidade).
  • DOI: 10.11606/D.3.2007.tde-27072007-165629
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2007-04-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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