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Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo

Fornari, Natalia Pais

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2021-11-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
  • Autor: Fornari, Natalia Pais
  • Orientador: Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
  • Assuntos: Turismo; Liderança; Mulheres; Relações De Gênero; São Paulo; Gender Relations; Tourism; Leadership; Women
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho se propõe a compreender as relações de gênero existentes no mercado profissional de turismo em São Paulo, no que diz respeito à inserção das mulheres em cargos de liderança. Nesse sentido, intenta, primordialmente, entender o que é ser mulher em tal posição, quais os processos de subjetivação presentes, bem como os influenciadores da carreira feminina nesse patamar. Para tanto, concentra dados do turismo, das relações de trabalho no turismo e utiliza-se do apoio primordial da epistemologia feminista. Em seu escopo, pauta-se em uma leitura crítica do tema e assume, inicialmente, que há uma ordem de gênero imposta às mulheres, mesmo àquelas que se situam dentro de um olhar essencialista no setor. A metodologia de análise principal é análise de conteúdo. Entrevistas temáticas e em profundidade foram coletadas com dez líderes de diferentes segmentos do turismo em São Paulo, a fim de compreender, em seus discursos, o objetivo desta dissertação. Percebe-se que, na maioria das falas, as mulheres sentem o peso das relações de gênero em sua carreira, refletidas nos padrões de comportamento machistas e sexistas no ambiente de trabalho. Além disso, alude-se às barreiras invisíveis que dificultam sua ascensão profissional e progressão de carreira. Em contrapartida, em determinados segmentos, as relações de gênero não são sentidas da mesma maneira e trazem, em pequenos grupos, olhares destoantes e promissores em relação à inserção da liderança feminina no setor. Tais diferenças devem-se à amplitude de segmentos do mercado de turismo, e aqueles que já tem forte representatividade feminina na liderança, desde o seu início, sentem com menos intensidade os impactos das questões de gênero. As considerações finais desta pesquisa expõem cinco reflexões formuladas a partir da mescla entre as ferramentas teóricas e a análise das entrevistas com tais líderes sobre a inserção e a permanência das mulheres nos cargos de liderança, propondo melhores condições no ambiente de trabalho, na cultura organizacional das empresas e no turismo como um todo e, finalmente, dando passos rumo à igualdade de gênero com mudanças ainda necessárias em torno dessa questão
  • DOI: 10.11606/D.100.2021.tde-28012022-174535
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2021-11-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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