skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Currículo e ensino de história em uma escola da rede municipal de São Paulo: entre prescrições e práticas

Carvalho Filho, Roper Pires De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-08-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Currículo e ensino de história em uma escola da rede municipal de São Paulo: entre prescrições e práticas
  • Autor: Carvalho Filho, Roper Pires De
  • Orientador: Barretto, Elba Siqueira de Sa
  • Assuntos: Cultura Escolar; Propostas Curriculares; Práticas De Professores; Ensino Fundamental; Ensino De História; Currículo; Elementary School; Curriculum Proposals; History Teaching; Curriculum; School Culture; Teacher Practices
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nessa pesquisa, o ensino de História é investigado considerando duas esferas. A primeira compreende a análise retrospectiva das produções acadêmicas e das propostas curriculares elaboradas pela rede municipal de ensino de São Paulo no período 1982-2012, de maneira a contextualizá-las em relação às disputas político-ideológicas e epistemológicas em torno da configuração da História no currículo escolar da escola básica, bem como localizar as teorias pedagógicas e historiográficas que as fundamentam. A segunda implica a abordagem de inspiração etnográfica, que pressupõe processos interativos entre o pesquisador e a realidade observada possibilitando focalizar o currículo construído na sala de aula, por meio do levantamento e análise das práticas cotidianas dos professores de História em uma escola do município. Em específico, o estudo centrou-se nos processos de apropriação e reconfiguração das orientações curriculares oficiais frente às exigências postas ao ensino da disciplina, no contexto da sala de aula, de maneira a capturar os processos sociais envolvidos nas relações de trocas culturais ocorridas no cotidiano escolar. A análise das informações sobre as práticas, coletadas ao longo do ano letivo de 2012, permitiu esboçar um entendimento sobre as estratégias e práticas utilizadas pelos professores de História, em face das propostas curriculares oficiais. Diante do desafio de configurar o currículo real ao longo do processo ensino-aprendizagem, os docentes procuram adequar as orientações ao contexto escolar, modelando os processos de seleção e organização dos conteúdos, o ritmo do processo de ensino e os critérios de avaliação dos alunos. A prática dos professores tem a ver com os significados que eles atribuem a tais orientações, os quais são perpassados pelos saberes provenientes da sua formação acadêmica e experiência na docência, bem como por aspectos da cultura escolar e da especificidade do ensino de História. Esse amálgama resulta em processos de ensino-aprendizagem em que estão presentes recortes do ensino tradicional e noções e conceitos contemporâneos, veiculados pelas pesquisas mais recentes sobre o ensino da disciplina na escola básica.
  • DOI: 10.11606/T.48.2015.tde-27102015-091800
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-08-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.