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Memória e (inter)discurso em documentos curriculares de língua portuguesa do município de São Paulo

Costa, Felipe De Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2021-09-14

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  • Title:
    Memória e (inter)discurso em documentos curriculares de língua portuguesa do município de São Paulo
  • Author: Costa, Felipe De Souza
  • Supervisor: Barzotto, Valdir Heitor
  • Subjects: Análise Do Discurso; Currículo; Discurso Oficial; Língua Portuguesa; Curriculum; Discourse Analysis; Official Discourse; Portuguese Language
  • Notes: Tese (Doutorado)
  • Description: Esta tese tem como objetivo discutir o papel da memória e do interdiscurso em documentos curriculares oficiais de língua portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Com base na Análise do Discurso de orientação francesa, nosso objeto de pesquisa é o discurso oficial, responsável por aproximar linguagem e educação. Para atingir esse objetivo, construímos um corpus a partir de materialidades linguísticas presentes em oito documentos impressos, que foram publicados e divulgados em tempos e espaços distintos por essa rede de ensino. De posse desse corpus, fomos orientados pela seguinte questão de pesquisa: quais estratégias linguístico-discursivas interseccionam memória e interdiscurso para a legitimação de discursos oficiais por meio de documentos curriculares de língua portuguesa no município de São Paulo? Analisamos noventa e três dados à luz das discussões de Pêcheux (2009, 2014 e 2015) e de outros estudiosos do discurso, tais como: Courtine (2014) e Paveau (2015). As análises permitem-nos afirmar que, recorrentemente, foram utilizadas as seguintes estratégias: repetição (em primeiro lugar), regulação, reprodução (cópia), citações (direta e indireta), prolongamento de uma formulação-origem, ruptura, redefinição, esquecimento, bricolagem, entrelaçamento de textos diversos (carta, manifesto e relatório), instauração de dêixis enunciativa coletiva e conjunto de adjetivos que ensejam caracterização de sujeitos e ações das diferentes gestões político-partidárias. Além disso, o discurso oficial convoca outros tipos para se prolongar por meio da memória discursiva, juntando forças com o discurso acadêmico, o jurídico-legal e o didático. Finalmente, observamos que o interdiscurso cumpre papel preponderante na perpetuação (ou não) das diversas memórias ou de processos de amemória, permitindo alternância do discurso oficial a partir de formações ideológicas e discursivas que se acentuam quando há mudanças nas gestões político-partidárias. Isso tudo promove um efeito de sentido de pêndulo ideológico que decide o que pode ou não ser prolongado por meio da memória. Assim, os esquecimentos e as lembranças de um discurso são atravessados por subjetividade memorial que constitui toda a condição de produção desses documentos.
  • DOI: 10.11606/T.48.2021.tde-29112021-121224
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Creation Date: 2021-09-14
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

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