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O corpo grotesco como articulador da cena: Meyerhold, Hijikata e os corpos que dançam

Mandell, Carolina Hamanaka

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2009-06-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O corpo grotesco como articulador da cena: Meyerhold, Hijikata e os corpos que dançam
  • Autor: Mandell, Carolina Hamanaka
  • Orientador: Santos, Maria Thais Lima
  • Assuntos: Construção Da Cena Teatral; Tatsumi Hijikata (1929- 1986); V. E. Meyerhold (1875-1940); Grotesco; Dança; Grotesque; Dancing; Theatre Stage Construction; Tatsumi Hijikata (1929-1986)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descrição: pesquisa propõe uma reflexão sobre o grotesco como operador e mediador fundamental da cena teatral, visando ao encontro de uma \"arquitetura\" do grotesco nas imagens do corpo do ator. A análise parte da observação de duas experiências poético-estéticas distintas no tempo e no espaço, que parecem exemplares no tocante à discussão sobre o grotesco e ao trabalho de composição cênica através da dança: o Butô de Tatsumi Hijikata (1929-1986) e parte da produção teórica e artística (das décadas de 1910 e de 1930, respectivamente) do encenador russo V. E. Meyerhold (1875-1940). A transposição das questões observadas sobre o tema do grotesco para o âmbito da criação e construção da cena, nas duas experiências artísticas abordadas, foi orientada por uma pergunta-chave: Pode a dança ser uma espécie de arquitetura corporal do grotesco cênico, ou seja, através das imagens do corpo que dança, podemos observar a operação grotesca na encenação?
  • DOI: 10.11606/D.27.2009.tde-31082015-115853
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2009-06-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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