Mapeamento genético de QTL para a qualidade da madeira e florescimento precoce e, estudos de expressão gênica alelo específica em Eucaliptus spp

Missiaggia, Alexandre Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 2005-05-18

• Autor: Missiaggia, Alexandre Alves
  • Orientador: Grattapaglia, Dario
  • Assuntos: Eucalipto; Expressão Gênica; Mapeamento Genético; Qtl; Qualidade Da Madeira
  • Descrição: Plantações de eucalipto desempenham um papel de grande destaque na silvicultura intensiva no Brasil e no mundo. Atualmente, estima-se que florestas plantadas de eucalipto ocupem cerca de 3 milhões de hectares no Brasil, sendo 50 % desta produção destinada à produção de celulose. Empresas florestais têm buscado, no melhoramento genético, meios para aumentar a produtividade de seus produtos com o objetivo de expandir a produção sem a necessidade de aumento na extensão de suas plantações. Nos últimos anos tem havido um interesse crescente por parte das empresas florestais quanto à utilização de ferramentas moleculares visando gerar informações que possam ser agregadas aos programas de melhoramento. Neste trabalho, foram realizados quatro estudos apresentados na forma de artigos. O primeiro trabalho traz a otimização de um método para genotipagem de microssatélites, com detecção fluorescente em quatro cores, utilizando múltiplos iniciadores de PCR (reação em cadeia da polimerase) com cauda, o que gera uma economia em torno de 60 % para rotinas de genotipagem automatizada. O segundo trabalho, realizado em parceria com a empresa FERRO GUSA CARAJÁS, apresenta a detecção e mapeamento de um gene que controla a característica de florescimento precoce denominado Eef1 (Eucalyptus early flowering 1) utilizando marcadores microssatélites com detecção fluorescente em conjunto com a metodologia de BSA (Bulk segregant analysis). Os resultados mostraram que esta técnica para pode ser utilizada com sucesso na detecção de genes de herança qualitativa. O terceiro trabalho, realizado juntamente com a empresa ARACRUZ CELULOSE S.A., apresenta a construção de um mapa genético utilizando marcadores microssatélites, marcados com fluorescência, e detecção de QTL para características físico-químicas da madeira para dois híbridos naturais. Os mapas genéticos apresentaram tamanho médio de 70 a 80% do genoma. Nestes mapas foram alocados 15 QTL associados às características de rendimento de celulose, consumo específico coarseness, teor de lignina e pentasanas, CAP, densidade básica e fibra/grama. O quarto e último trabalho, realizado na Universidade de Udine (Itália) em parceria com a empresa Votorantin Celulose e Papel, apresenta um estudo de expressão gênica alelo específica de genes envolvidos na via de lignificação utilizando uma metodologia extremamente recente de extensão de base individual (Single Base Extension-SBE). Foi possível detectar variações gênicas alelo especifica para os genes CAD e CCR. Para o gene CCR, os níveis de expressão dos alelos segregou na razão de 1:1, sugerindo um possível efeito de ação combinada de fator em trans e fator em cis (“Cis +Trans acting”) afetando a expressão dos alelos para este gene. Estes resultados mostram a possibilidade da utilização destas novas ferramentas e abordagens biotecnológicas em programas tradicionais de genética e melhoramento clássico de eucalipto. (Anexo disponível somente na versão impressa)
  • DOI: 10.11606/T.11.2005.tde-20231122-093416
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 2005-05-18